Nesta segunda-feira (26), Fifa e a Federação Saudita de Futebol (SAFF), definiram que os jogos do Mundial de Clubes deste ano serão sediados na cidade de Jeddah, que recebeu a Supercopa da Espanha em 2020.
A definição aconteceu depois de uma delegação da Fifa visitar a cidade para confirmar como estão os preparativos para a disputa da competição.
O formato será o mesmo dos anos anteriores, com sete clubes lutando pelo título. Os campeões de cada continente estarão na disputa do Mundial de Clubes junto com o Al-Ittithad, campeão da Liga Saudita que será o representante do país-sede.
Clubes confirmados no Mundial de Clubes
Faltando pouco menos de seis meses para a disputa da competição já temos a definição de seis dos sete times que terão a chance de lutar pelo título em Jidá.
A única pendência é em relação ao campeão da Copa Libertadores da América, que será o representante da América do Sul.
Confira quais são as equipes confirmadas:
- Al Ahly: África
- Al-Ittihad: representante do país-sede
- Auckland City: Oceania
- León: Concacaf
- Manchester City: Europa
- Urawa Red Diamonds: Ásia
Mudanças para 2024?
Em 2025 teremos um novo modelo de disputa do Mundial de Clubes, com 32 times, em competição que será realizada nos Estados Unidos e já conta com Flamengo e Palmeiras garantidos como representantes da América do Sul. Pela Europa teremos as participações do Chelsea, Manchester City e Real Madrid.
Al-Hilal e Urawa Red Diamonds representarão o continente asiático enquanto Al Ahly, Wydad Casablanca são os africanos confirmados. Por fim tempos Monterrey, Seattle Sounders e Léon como clubes da América do Norte.
A dúvida que paira é sobre a edição do próximo ano. Inicialmente a expectativa é que em 2024 o Mundial siga com o formato atual, com o mesmo número de clubes. Mas não está descartado que a Fifa antecipe e opte por ter mais equipes disputando o torneio já na próxima temporada.

