Home Futebol Brasileirão Série A tem recorde de treinadores estrangeiros

Brasileirão Série A tem recorde de treinadores estrangeiros

Mais da metade dos técnicos da competição são nascidos fora do país

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Com o anúncio da contratação do técnico Eduardo Coudet pelo Internacional, o Brasileirão Série A conta com 11 treinadores estrangeiros. De acordo com levantamento feito pela Itatiaia, pela primeira vez a elite da competição terá mais da metade dos técnicos nascidos fora do Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No início do Brasileirão, os gringos respondiam por metade dos técnicos.

Os portugueses lideram com sete treinadores: Bruno Lage (Botafogo), Abel Ferreira (Palmeiras), Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino), Pepa (Cruzeiro), Antonio Oliveira (Cuiabá), Renato Paiva (Bahia) e Armando Evangelista (Goiás).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Abel Ferreira é o mais longevo dos treinadores na Série A. Ele assumiu o Palmeiras em novembro de 2020 e desde então conquistou nada menos do que oito títulos pelo Palmeiras, entre eles duas Copas Libertadores (2020 e 2021). O lusitano é o comandante mais vitorioso entre os gringos na história do futebol brasileiro.

Os outros quatro treinadores estrangeiros são argentinos: Jorge Sampaoli (Flamengo), Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza), Eduardo Coudet (Internacional) e Ramón Díaz (Vasco). Esses dois últimos vão estrear nos cargos no próximo fim de semana com 16ª rodada do Brasileirão.

A publicação ainda levantou que nos últimos 20 anos, nada menos do que 65 treinadores estrangeiros trabalharam nas duas primeiras divisões do futebol nacional. No momento, a Série B só conta com profissionais brasileiros.

PUBLICIDADE

Os treinadores estrangeiros do Brasileirão Série A

Botafogo – Bruno Lage (POR);

PUBLICIDADE

Flamengo – Jorge Sampaoli (ARG);

Palmeiras – Abel Ferreira (POR);

Bragantino – Pedro Caixinha (POR);

Fortaleza – Juan Pablo Vojvoda (ARG);

PUBLICIDADE

Cruzeiro – Pepa (POR);

Inter – Eduardo Coudet (ARG);

Cuiabá – Antonio Oliveira (POR);

Bahia – Renato Paiva (POR);

PUBLICIDADE

Goiás – Armando Evagelista (POR);

Vasco – Ramón Díaz (ARG).

Better Collective