Uma das marcas do trabalho do técnico Vanderlei Luxemburgo no Corinthians vem sendo a frequente utilização de jogadores da base. Entre os “crias do Terrão” que ganharam destaque, o volante Gabriel Moscardo, de apenas 17 anos, adquiriu status de titular, assim como Ruan Oliveira.
Nomes como Felipe Augusto, Giovane, Guilherme Biro e Matheus Araújo frequentemente entram no decorrer do segundo tempo. Nas 19 partidas com o treinador à frente do Timão, 16 atletas com 23 anos ou menos foram utilizados. Nas outras 20 realizadas pelo clube na temporada, apenas 12. Segundo o portal UOL, a postura do experiente comandante nos treinamentos é de muita paciência com os “novatos”, adotando uma papel de “professor” que corrige os erros e exalta o acerto ao invés de condenar os erros. O clima no vestiário é de leveza.
Luxemburgo já ressaltou em mais de uma oportunidade sua vontade de escalar os mais jovens, afirmando que colocará para jogar os que estiverem prontos. Tanto que usou a base na despedida da Libertadores, no 3×0 diante do Liverpool-URU, e na vitória por 1×0 sobre o Universitário, do Peru, no duelo de ida dos playoffs da Sul-Americana, nesta terça-feira (11). O lateral-direito Léo Maná, por exemplo, fez sua primeira partida junto ao elenco profissional em 2023.
Contando com o apoio do “Terrão”, o Corinthians terá um duelo decisivo neste sábado (15). Às 16h30, o Alvinegro recebe o América-MG pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Como a equipe paulista perdeu a ida por 1×0, precisa vencer por dois gols de diferença para avançar à semi. Um triunfo “mínimo” leva a decisão aos pênaltis. Quem levar a melhor enfrentará o São Paulo.
Corinthians x América-MG: saiba onde assistir AO VIVO
No Brasileirão Série A, o Timão deu uma leve melhorada na situação. A vitória sobre o Atlético-MG levou Róger Guedes e companhia à 15ª posição, com 15 pontos, quatro a mais que o Goiás, primeiro dentro da zona do rebaixamento.

