Home Mídia Esportiva e bastidores Milton Neves lembra derrota histórica da seleção brasileira na Copa do Mundo e diz que houve erro

Milton Neves lembra derrota histórica da seleção brasileira na Copa do Mundo e diz que houve erro

Apresentador disse que a derrota pode ter uma explicação na campanha do Brasil

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Uma das derrotas mais doloridas da história da seleção brasileira em Copas do Mundo foi em 1982, na Espanha, quando perdeu por 3 a 2 para a Itália e foi eliminada daquele Mundial com uma das equipes que mais deram esperança aos torcedores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O apresentador Milton Neves, em sua coluna do UOL Esporte, 41 anos após a derrota para a Itália, disse que há uma explicação para isso e pode ter sido a convocação de Telê Santana.

Para Milton Neves, o goleiro da seleção poderia ter sido Emerson Leão, que não foi chamado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Até hoje, quem acompanhou aquele malfadado jogo se pergunta se o resultado foi justo e quem teria sido o maior culpado… Telê Santana deveria ter sido mais cauteloso, e após o empate em 2 a 2 deveria ter ‘fechado’ o time? Toninho Cerezo, que havia falhado em um dos gols italianos, deveria ter sido substituído? Voltando mais atrás, o erro foi na convocação…”, disse Milton Neves sobre aquela convocação. Ele seguiu:

“Emerson Leão era o melhor goleiro brasileiro na ocasião, mas foi preterido pelo treinador brasileiro… Serginho fez uma Copa muito abaixo do que tinha condições. Dizem que ele foi “amansado” por Telê Santana, e não foi “ele mesmo” naquela Copa. E também que o Brasil só havia enfrentado times fracos até pegar a Itália pela frente. Somente a Argentina havia sido um “osso mais duro de roer.”

Brasil perdeu por 3 a 2 para a Itália em 1982

Na segunda fase de grupos daquela Copa do Mundo, o Brasil precisava de um empate com a Itália para ir à semifinal. O Brasil saiu perdendo para a seleção italiana, que marcou aos cinco minutos com Paolo Rossi. Porém, a seleção chegou ao empate aos 12 minutos, com Sócrates. A Itália, poucos minutos depois, aos 25, marcou de novo com Paolo Rossi e foi ao intervalo com vitória. O Brasil, porém, empatou com Falcão aos 23 minutos, mas aos 29, de novo Paolo Rossi marcou o gol da classificação italiana.

PUBLICIDADE
Better Collective