Depois de dois anos fora da Copa do Mundo, a seleção da Itália aposta em Luciano Spatelli como treinador para disputa do Mundial em 2026.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18), com um anúncio oficial da Federação Italiana.
“Vamos dar as boas-vindas a Spalletti. A seleção precisava de um grande técnico e estou muito feliz por ele ter aceitado a orientação técnica da Azzurra. Seu entusiasmo e sua expertise serão fundamentais para os desafios que aguardam a Itália nos próximos meses”, declarou o presidente da FIGC (Federação Italiana de Futebol) Gabriele Gravina.
Escolha do novo técnico da Itália
Luciano Spaletti vem de trabalhos em clubes de destaque na Europa. Após um bom trabalho na Udinese entre 2002 e 2005 ele comandou a Roma em duas oportunidades, Zenit, Inter de Milão e Napoli.
Pela última equipe ele teve seu melhor resultado, levando a equipe ao título do Campeonato Italiano com uma campanha de destaque. Foram 90 pontos ganhos em 38 jogos, 16 a mais que a Lazio, segunda colocada.
Antes do título da Serie A, Spaletti já tinha vencido a Copa da Itália em duas oportunidades com a Roma em 2006-07 e 2007-08 e Supercopa da Itália em 2007.
Já no Zenit ele venceu o Campeonato Russo em 2010 e 2011-12, além da Copa da Rússia em 2009-10 e a Supercopa da Rússia em 2011.
Vale citar que a escolha do treinador veio após a saída recente de Roberto Mancini, que pediu demissão do cargo da seleção da Itália.
Problemas com o Napoli?
Após vencer o Campeonato Italiano, Luciano Spaletti afirmou que iria tirar um ano sabático, mesmo com contrato vigente com a equipe. Segundo informações, ele não precisou pagar multa, mas foi acordado que ele não iria assumir nenhum outro clube ou mesmo seleção.
Agora com essa mudança a Federação Italiana deverá ter que fazer um acerto com o Napoli para pagamento de multa a fim de evitar problemas com a equipe.

