Santos começa a 19ª rodada do Campeonato Brasileiro na zona de rebaixamento. Após aproveitamento de menos de 30% sob o comando de Paulo Turra, o técnico foi demitido depois do empate contra o Athletico Paranaense. Assim, o anúncio de Diego Aguirre como novo técnico do Peixe fez com que o uruguaio se tornasse o 8º treinador do Alvinegro Praiano desde a chegada do presidente Andres Rueda.
Técnicos na gestão Andres Rueda
O Presidente do Santos chegou ao comando do Peixe com um clube que já contava com dificuldades para dar continuidade aos trabalhos e com o hábito de demitir os técnicos com frequência, problemas que junto à questão financeira continuam presentes. Desde o início de janeiro de 2021 quando Andres Rueda assumiu o cargo de gestão são oito técnicos no comando, relembre os aproveitamentos de cada um:
Ariel Horan
Com aproveitamento de 41,6% após 12 jogos (4 vitórias, 3 empates e 5 derrotas), o argentino foi o primeiro técnico que assumiu o Santos sob a gestão de Rueda. Durou apenas dois meses no cargo e pediu demissão após resultados negativos no Campeonato Paulista.
Fernando Diniz
Com aproveitamento de 45,6% após 27 jogos (10 vitórias, 7 empates e 10 derrotas), o atual técnico do Fluminense não teve o mesmo sucesso no Peixe. Com números equilibrados, foi demitido após um jejum de seis partidas sem conseguir uma vitória.
Fábio Carille
Com aproveitamento de 45,6% após 27 jogos (9 vitórias, 10 empates e 8 derrotas), com postura oscilatória, conseguiu um bom período de tempo no comando até fevereiro de 2022. Apesar do mesmo aproveitamento de Diniz, Fábio Carille foi desligado do clube em comum acordo.
Fabián Bustos
Com aproveitamento de 42,8% após 28 jogos (8 jogos, 12 empates e 8 derrotas), o treinador argentino não teve uma performance que agradasse à diretoria de Andres Rueda. Os resultados oscilatórios não foram aprovados pela gestão que o demitiu após a eliminação para o Deportivo Táchira na Copa Sul-Americana.
Lisca
Com aproveitamento de 37,5% após 8 jogos (2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas), o treinador brasileiro esteve menos de um mês no comando do Santos. Com aproveitamento baixo, não é lembrado com carinho pelos torcedores.
Orlando Ribeiro
Com aproveitamento de 36,19% após 12 jogos (4 vitórias, 1 empate e 7 derrotas), assumiu a equipe de forma interina até encontrar um novo técnico. Sem experiência na Série A, o treinador encerrou a temporada de 2022 com baixo recorde no Santos.
Odair Hellmann
Com aproveitamento de 44,1% após 34 jogos (11 vitórias, 12 empates e 11 derrotas), foi o treinador que teve melhor aproveitamento na gestão Rueda, pois esteve no comando durante mais tempo. Odair Hellmann foi demitido após queda precoce no Paulistão e na Sul-Americana, além de receber pressão dos torcedores.
Paulo Turra
Com aproveitamento de 29% após 7 jogos (1 vitória, 3 empates e 3 derrotas), o pior desempenho de um técnico sob o comando de Santos nos últimos 20 anos. A única vitória do treinador foi contra o Goiás em um jogo cheio de polêmicas e deixou o Peixe na zona de rebaixamento após empate contra o Athletico Paranaense.

