Flamengo é o primeiro do ranking de sócios-torcedores no Rio; veja também a colocação de Vasco, Botafogo e Fluminense
Rubro-Negro conta com a Nação como uma das suas fontes de renda maioritárias
Gilvan de Souza/Flamengo
Atualmente, os clubes acumulam valores a partir dos seus planos de sócios-torcedores. No entanto, esses números costumam mudar, eventualmente, observando as estatísticas dos clubes cariocas. O Flamengo continua líder neste quesito, mas há melhoria dos rivais.
Flamengo é líder de sócios-torcedores no Rio de Janeiro
Segundo informações da Rádio Itatiaia, o Rubro-Negro acumula aproximadamente 103 mil sócios atualmente, sendo o clube carioca com mais associados. O programa se mantém com mais de 100 mil inscritos há anos. A melhor marca foi obtida em 2019, quando chegou aos 145 mil sócios-torcedores. Os números do meio de comunicação afirmam que o Flamengo arrecadou R$ 45,9 milhões.
Na segunda colocação está o Fluminense. Segundo informações do programa “Sócio Futebol”, o clube conta com 66.661 torcedores. Este número é superior aos 60 mil desde agosto de 2022, contando com a confiança dos torcedores após os resultados no Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.
O programa “Camisa 7”, do Botafogo, está próximo ao rival, com 61.571 sócios–torcedores. O maior crescimento tem sido do Fogão, pois antes de se tornar SAF em abril de 2022, a Diretoria contava com 31.795 associados. Os bons resultados da equipe no Brasileirão contribuíram para o programa.
Por último, o Vasco não quis informar à Itatiaia sobre o número de sócios-torcedores. No programa “Sócio Gigante”, não há divulgação sobre o número de associados, mas há expectativa de ter aproximadamente 56 mil associados.
Outros programas de sucesso
Atualmente, o Palmeiras lidera o ranking de mais sócios-torcedores com 185.228 sócios motivados pelos bons resultados e a iniciativa do Palmeiras Pay. No entanto, o Verdão é seguido de perto pelo Internacional com 120.842, Corinthians, com 116 mil, Grêmio, com 113.938 e Flamengo, com 103 mil.

