Home Futebol Gabriel Mercado é destaque da campanha do Internacional na Libertadores

Gabriel Mercado é destaque da campanha do Internacional na Libertadores

Experiente zagueiro do Colorado vem tendo números sólidos na defesa e ainda contribuiu com gols

Guilherme Papa
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Editor do Torcedores.com desde maio/2022. Contato: guilherme.papa@navve.com

O Internacional obteve um resultado importantíssimo na Libertadores nesta terça-feira (22). No jogo de ida das quartas de final, foi à capital boliviana e venceu o Bolívar por 1×0. O embate de volta será na próxima terça (29), em Porto Alegre.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Não é exagero dizer que o Colorado fez história com este triunfo. Afinal, foi apenas o segundo time brasileiro a derrotar o adversário na altitude de La Paz. Antes, apenas Grêmio, em 1983, e Palmeiras, em 2020. O resultado garantiu boa vantagem para o jogo no Beira-Rio, com um empate garantindo a classificação aos gaúchos. Quem levar a melhor enfrenta Fluminense ou Olimpia na semi.

Um dos destaques do Internacional nesta campanha da Libertadores é o zagueiro Gabriel Mercado. O argentino de 36 anos foi titular em oito das nove partidas da equipe nesta edição, sendo desfalque apenas uma vez por conta de uma lesão na coxa direita. Em campo, seus números impressionam.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo a plataforma Sofascore, especializada em estatísticas esportivas, o defensor registra 89% de acerto nos passes, 63% de duelos ganhos, 39 bolas recuperadas, 14 interceptações, seis faltas cometidas e somente um drible sofrido. São quatro vitórias, três empates e uma derrota. Ainda, balançou as redes contra o Nacional do Uruguai, na fase de grupos, e abriu o placar no 2×1 da classificação sobre o River Plate nas oitavas de final.

Se a fase do Colorado é boa no torneio continental, o mesmo não dá para ser dito no Brasileirão Série A. A derrota para o Fortaleza foi o oitavo jogo consecutivo do time gaúcho sem vitória. O último triunfo foi há praticamente dois meses, no 2×1 de virada sobre o América-MG. Desde então, a equipe soma quatro derrotas e quatro empates.

A sequência negativa fez com que o Internacional despencasse para a 14ª posição da Série A, com 24 pontos, apenas três a mais que o Santos, primeiro dentro da zona do rebaixamento. Visando aliviar a situação na competição nacional, o técnico Eduardo Coudet e seus comandados visitam o Flamengo neste sábado (26), às 18h30.

PUBLICIDADE
Better Collective