Home Extracampo Jogadores de Kosovo abandonam partida contra Romênia nas Eliminatórias para a Eurocopa após cantos ofensivos dos torcedores

Jogadores de Kosovo abandonam partida contra Romênia nas Eliminatórias para a Eurocopa após cantos ofensivos dos torcedores

Torcedores “ultras” romenos proferiram cânticos ofensivos para o povo de Kosovo, o que resultou na interrupção no jogo

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Há poucos minutos, um evento gravíssimo se deu na Romênia, na cidade de Bucareste, durante a partida contra o Kosovo pelas Eliminatórias para a Eurocopa. Segundo informações do jornalista local Emanuel Roşu, torcedores organizados romenos, chamados de “ultras”, começaram a cantar nas arquibancadas frases ofensivas para os adversários.

PUBLICIDADE

Segundo os relatos, eles entoaram frases fazendo referência à Guerra do Kosovo, principalmente “Kosovo é Sérvia”. Isso começou antes mesmo da bola começar mas continuou, resultando nos jogadores adversários saindo de campo e se dirigindo para os vestiários, enquanto aplaudiam ironicamente os ultras.

O sistema de áudio do estádio pediu incessantemente para que os ultras parassem com os cânticos ofensivos e a polícia entrou em ação para interromper a manifestação agressiva, como mostra o vídeo acima.

Até o momento da publicação desse texto, a partida não havia recomeçado, com mais de 25 minutos tendo passado desde a interrupção. Sendo informações do jornalista presente no local, uma reunião aconteceu entre as partes e a partida seria reiniciada em seguida.

Entenda a situação da tensão envolvendo Kosovo e Sérvia que resultou nos cânticos na Romênia

Os cânticos fazem referência à Guerra do Kosovo, ocorrida entre 1998 e 1999, quando forças da Sérvia entraram em confronto com o Exército de Liberação do Kosovo, um tipo de continuação da Guerra Civil Iugoslava, um confronto sangrento ocorrido na região durante os anos 90 e que resultou em um massacre de parte da população.

PUBLICIDADE

Em 2008, Kosovo declarou sua independência da Sérvia, obtendo em seguida seu reconhecimento por parte de vários países (o Brasil não é um deles).