Home Futebol Postura de Bruno Lage faz Botafogo ter mudança; entenda

Postura de Bruno Lage faz Botafogo ter mudança; entenda

Chegada do treinador ao Glorioso pode ter refletido na fase atual da equipe, que perdeu os três últimos jogos no Brasileirão

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Botafogo ainda lidera o Brasileirão Série A e é o principal candidato a ser campeão. Mas o time tem passado por um momento difícil na competição, tendo perdido os três últimos jogos que fez e vendo os rivais se aproximarem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E tal fase complicada coincide de certa forma com a chegada de Bruno Lage ao comando do Glorioso. Desde que o treinador assumiu o comando da equipe, o time não conseguiu repetir a fase de sucesso que atravessou durante a época em que Luís Castro comandava o Alvinegro e até mesmo quando o interino Cláudio Caçapa esteve à frente da equipe.

No período em que vem comandando o Alvinegro, segundo dados postados por Rafael Reis no Uol Esporte, o aproveitamento de Bruno Lage tem sido de 42,8%, números semelhantes a de um time que disputa para não cair (no caso citado pelo portal, o Corinthians). Além disso, perdeu os quatro últimos jogos que fez no comando botafoguense (três na Série A e um pela Sul-Americana), sendo esta a maior sequência de derrotas de sua carreira como treinador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Antes, Bruno Lage só havia conseguido, no máximo, três derrotas consecutivas (por duas vezes, na época em que comandava o Wolverhampton). A sequência atual não apenas vem prejudicando as chance de título do Botafogo, mas também colocando questões sobre o processo de mudança do comando técnico, pela diferença entre as campanhas do antecessor e do atual.

Outro ponto tem sido a vantagem do Glorioso como líder. Da saída de Luís Castro, o time estava 12 pontos à frente do Flamengo, na época quem ocupava a segunda posição da tabela. Agora, a vantagem para o vice-líder (hoje, o Palmeiras) teve perda de cinco pontos (atualmente em sete). E tal queda só não se tornou maior por conta dos tropeços aos candidatos a tirar o título dos botafoguenses.

Para evitar que um título que muitos consideravam já ganho como perdido, Bruno Lage terá que achar um modo de fazer o time reagir nas próximas rodadas. Mas também ver a ‘secadora’ em cima de Palmeiras, Grêmio e outros adversários pelo título ser ‘ativada’.

PUBLICIDADE
Better Collective