Home Futebol Coritiba é punido pelo STJD por supostos atos racistas de seus torcedores

Coritiba é punido pelo STJD por supostos atos racistas de seus torcedores

Provocação aconteceu no clássico entre o Coxa e o Furacão

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com
Coritiba é punido pelo STJD por supostos atos racistas de seus torcedores

Reprodução / Internet

O Coritiba foi punido por supostos atos de racismo pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quinta-feira (19) e terá que pagar multa de cerca de R$ 9.300 mil. O caso envolveu dois torcedores do Coxa, que se dirigiram à torcida do Athletico-PR com provocações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os dois times disputaram o clássico Athletiba no dia 01 de outubro, em partida válida pelo Brasileirão Série A. No duelo, o Coritiba conquistou a vitória por 2 a 0, com gols marcados por Victor Luís e Slimani.

O clube contou com a defesa do advogado Osvaldo Sestário Filho e a punição imposta está associada a 5% da renda do clássico paranaense. Vale ressaltar que o Coxa poderia sofrer uma multa de até R$ 100 mil, tendo como base o artigo: “Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sobre o caso

O incidente aconteceu quando os dois homens se dirigiram à torcida do Athletico-PR imitando um macaco. No vídeo, compartilhado nas redes sociais, um torcedor de camisa verde se aproxima do setor Rubro-Negro e outro de branco reproduz os mesmos gestos.

Os dois homens foram identificados como sócios do clube e afastados até o término da investigação. O caso foi registrado pelo Coritiba na Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (DEMAFE).

Nota do Coritiba

“O Coritiba Foot Ball Club vem a público manifestar repúdio a todo e qualquer ato de racismo e discriminação. Tais condutas não serão toleradas e são incompatíveis com os valores e a história do clube”.

PUBLICIDADE
Better Collective