Divulgação - SporTV
O Brasileirão tem afunilado cada vez mais na temporada 2023 e a briga contra a degola promete fortes emoções, com quase 50% dos times ainda possuindo chances matemáticas de descenso. No programa De Primeira, do UOL Esporte, o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC analisou a situação do Santos e apostou que o time da Baixada vai amargar o primeiro rebaixamento na história do certame.
Atropelado pelo Internacional neste domingo (22), no Beira-Rio, pelo placar de 7 a 1, o Peixe segue no Z4, com 30 pontos, um tento de diferença para o Goiás, primeiro fora da degola.
“Eu acho que o Santos vai cair. Torço para que não caia, mas acho que não vai escapar, um pouco pela tabela que tem pela frente. O Santos tem oito vitórias, mas três foram nos últimos cinco jogos, ele pode conseguir cinco nos próximos 10 jogos, não é esse o problema, o problema é voltar a jogar no nível que jogou contra o Palmeiras, por exemplo”, avaliou PVC.
Na visão do comentarista, a “salvação” do Santos pode ser o Goiás, que apesar de jogar bem, tem deixado pontos importantes pelo caminho.
“O Santos tem uma final de campeonato contra o Coritiba, tem que ganhar do Coritiba de qualquer jeito na Vila Belmiro. Aí ele vai a 33 pontos e pode fazer o clássico contra o Corinthians, no domingo, com os dois na zona de rebaixamento. Acho improvável, porque o Goiás joga bem, mas não ganha jogos. Dos últimos 10 jogos, o Goiás ganhou dois, embora só tenha perdido um, o Goiás empata, empata e empata. O grande candidato para livrar Santos ou Vasco é o Goiás, porque o Goiás não ganha jogos, ele empata muito”
De acordo com dados do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Peixe aparece com 50,3% de riscos de rebaixamento na Série A. América-MG e Coritiba superam a casa dos 98%, enquanto o Vasco figura com 51,7%, outros seis times estão sob risco.

