Divulgação/Conmebol
O Brasil já sabe o começo de sua caminhada no Pré-Olímpico masculino de futebol para tentar conseguir a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A Conmebol definiu nesta sexta-feira (20) as chaves da fase inicial do torneio, a ser disputado na Venezuela.
A seleção brasileira ficará no Grupo A, juntamente com os anfitriões venezuelanos, Bolívia, Colômbia e Equador. Estes serão os rivais iniciais dos atuais bicampeões olímpicos para tentar a ida ao torneio a ser disputado na França no próximo ano, a partir de janeiro.
📢 ¡Así quedaron conformados los grupos del #CONMEBOLPreolímpico 2024! ⚽️
🇦🇷🇧🇴🇧🇷🇨🇱🇨🇴🇪🇨🇵🇾🇵🇪🇺🇾🇻🇪#CreeEnGrande
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) October 20, 2023
No outro grupo, o B, ficarão Argentina e Uruguai, os talvez dois adversários aos quais o Brasil não gostaria de ter em sua chave já neste início. Argentinos e uruguaios terão a companhia de Chile, Paraguai e Peru na primeira fase da competição, com a Albiceleste (atual campeã do Pré-Olímpico) como cabeça-de-chave deste grupo, sendo que no A, a Venezuela será a cabeça-de-chave.
O formato do torneio será o mesmo de anos anteriores. Na primeira fase, as equipes jogarão dentro de seus grupos e as duas melhores irão para o quadrangular final, que definirá as duas seleções classificadas para as Olimpíadas de Paris como representantes da América do Sul no torneio masculino de futebol.
A tabela do Pré-Olímpico ainda será divulgada pela Conmebol, com a Seleção sabendo datas e horários de suas partidas. A equipe treinada por Ramon Menezes usará os Jogos Pan-Americanos como preparação para a disputa da competição, conforme aponta o GE. A data da convocação do time que irá disputar o certame também ainda deve ser definida pela CBF.

