Waldemar Lemos demorou para assistir vídeo de meme no Flamengo: “Só vi em 2016”
Folclórico anúncio da contratação do técnico pelo Rubro-Negro completou 20 anos neste sábado (14) e foi tema de documentário
Reprodução/ESPN
Um dos episódios mais inusitados da história do futebol brasileiro aconteceu num 14 de outubro de 2003. Ou seja, há exatamente 20 anos. O anúncio de Waldemar Lemos como treinador do Flamengo proporcionou um dos maiores memes da história da internet.
Frases como “O novo técnico do Flamengo é o Senhor Waldemar”, “O Oswaldo vai comandar pelo telefone” e “Ah ah ah, fora Waldemar” passaram a integrar o imaginário dos torcedores. Para recordar as duas décadas do ocorrido na Gávea, a ESPN produziu a série documental Por que Waldemar?. Dividida em três episódios, os capítulos estão disponíveis na plataforma de streaming Star+.
No segundo episódio, Eduardo Moraes, o “Vassoura”, relatou a reação de Waldemar Lemos com a rejeição dos torcedores de sua contratação. O então diretor de futebol do Flamengo foi o porta-voz do famoso anúncio.
“O Waldemar ficou assustado. Ele tava lá dentro, ficou assustado. ‘Como é que eu vou embora?’. Foi a pergunta que ele fez”, lembrou Vassoura.
“Eu não mereço isso”, disse Waldemar Lemos, na ocasião de seu anúncio pelo Flamengo
Waldemar Lemos também recordou o momento. “Na mesma hora eu falei: ‘Olha, gente. Eu não mereço isso aqui não. Vocês me desculpem, mais eu quero embora’. Eu não estava acostumado com aquilo. E nem ganhava pra aquilo, também”, contou.
Na ocasião, o profissional era preparador físico do Flamengo e substituiria seu irmão Oswaldo de Oliveira, que havia pedido demissão. O Rubro-Negro passava por uma grave crise financeira, com constantes atrasos de salários.
O ex-técnico, que hoje integra um projeto social em Realengo, no Rio de Janeiro, desconhecia o meme que envolve o seu nome. Waldemar Lemos só descobriu a brincadeira na época em que trabalhou em Belém do Pará.
“Eu nunca vi esse vídeo. Eu fui ver esse vídeo em 2016, no Remo. Eu não sabia porque que me chamavam de ‘Seu’ Waldemar”, disse, no terceiro e último episódio do documentário. O treinador estranhou um jornalista paraense lhe chamando sempre daquela forma e, ao questioná-lo, foi apresentado pelo repórter ao famoso vídeo, veiculado pela ESPN.
Waldemar Lemos trabalhou no Flamengo nos últimos 10 jogos da temporada em 2003. O técnico voltaria à Gávea em 2006, classificando o Rubro-Negro para a decisão da Copa do Brasil daquele ano. Entretanto, seria trocado por Ney Franco antes da final.

