Botafogo x Palmeiras: áudio de expulsão polêmica é divulgado
Confronto entre Glorioso e Verdão agitou a noite de quarta-feira (01) e foi marcado por algumas polêmicas
Vítor Silva/Botafogo
Botafogo x Palmeiras foi um jogo digno dos recordes no futebol brasileiro. Após abrir uma vantagem de 3×0 antes do intervalo, o Verdão provou novamente ser o time da virada para vencer por 4×3. Um dos lances mais questionados pelos torcedores foi a expulsão do zagueiro Andryelson.
O encarregado pelo VAR na 31ª rodada do Brasileirão Série A entre Botafogo x Palmeiras alertou ao árbitro Bráulio da Silva Machado que deveria revisar para um possível segundo amarelo. O jogador havia dividido a bola com Breno Lopes e, posteriormente, a perna subiu em direção ao estômago do adversário e recebeu o vermelho. No diálogo, os envolvidos afirmam:
VAR: A falta está confirmada. Não tem direção ainda, apesar de não ter mais defensor.
VAR 2: Traci, para mim tem configuração.
VAR: Para mim tem a configuração dos quatro elementos. Tem direção, tem posse, não tem defensores e tem domínio.
VAR 2: O atleta mais próximo é um companheiro dele.
VAR: Exatamente. Perfeito.
VAR 2: Para mim está muito claro.
VAR: Braulio, você deu cartão amarelo para o 34, né?
Braulio: Não, Não.
VAR: Sugiro revisão para possível DOGSO.
VAR: Aí eu vou soltar na marca onde está a falta. Ele vai ter direção, não tem defensor.
Braulio: Beleza, beleza. Direção, possibilidade de dominar a bola.
VAR: Distância e não tem defensores, tem até um companheiro com ele.
Braulio: Perfeito, ele está em divergência. Eu só não tinha claro para mim a direção, que para mim é claro. Estou voltando, então.
VAR: Uma baixa. Vou te mostrar a baixa agora.
Braulio: Ok, já pego a direção. O jogador tem até a possibilidade de passe. Falta e cartão. Estou retomando com tiro livre direto e cartão amarelo para o 37 por DOGSO.
Além da divulgação do áudio, a CBF também emitiu uma declaração defendendo os profissionais: “O VAR percebe a existência de uma possível infração por clara oportunidade de gol. Entende a existência das quatro considerações da regra para que fique caracterizado: distância da meta, direção da jogada, a possibilidade de manter ou obter a posse de bola e o número ou posição dos atletas no campo de jogo”.
Apesar de seguir na liderança do Brasileirão, com 59 pontos, a diferença do Botafogo para o Palmeiras caiu para três. O Glorioso ainda tem um jogo a menos.

