Divulgação/CBF
O Brasileirão Série A será encerrado no dia 6 de dezembro. Somente na última rodada, todas as equipes rebaixadas serão conhecidas. Neste sábado (25), os quatro representantes da Série B foram definidos com o encerramento da edição de 2023 da segunda divisão.
O campeão Vitória e o Criciúma já estavam garantidos com antecedência. Juventude e Atlético-GO se juntaram hoje (25) às equipes promovidas ao Brasileirão Série A em 2024. O Papo e o Dragão retornam à elite do futebol brasileiro, de onde haviam caído no ano passado.
Como ainda há indefinições sobre os times rebaixados, até agora apenas oito dos 20 times garantiram presença matemática na primeira divisão no ano que vem. Os demais ainda correm riscos. Hoje (25), o Coritiba teve a sua queda matemática ao perder por 2 a 1 para o Fluminense, no Maracanã.
Outros vivem situações delicadas, como o Goiás, seis pontos distante do primeiro time fora do grupo dos quatro últimos. Além disso, a goleada fora de casa do Bahia sobre o Corinthians por 5 a 1 na Neo Química Arena ontem (24) deixou todas as equipes na segunda parte da tabela em estado de alerta.
Dos clubes fora do Z4, Cuiabá, São Paulo, Fortaleza, Corinthians, Internacional, Santos, Bahia e Vasco continuam com preocupações nas rodadas finais. O grande resultado do Tricolor Baiano sobre o Timão fez com que o Cruzeiro retornasse à zona de rebaixamento. O América-MG foi o primeiro time com o descenso confirmado no Brasileirão Série A.
As equipes garantidas no Brasileirão Série A no ano que vem
- Palmeiras
- Botafogo
- Flamengo
- Grêmio
- Red Bull Bragantino
- Atlético-MG
- Athletico-PR
- Fluminense
- Vitória
- Juventude
- Criciúma
- Atlético-GO

