Cleber Machado. Foto: Lourival Ribeiro/SBT
Mantido entre os nomes escolhidos para votar na Bola de Ouro, Cleber Machado se manifestou após o evento de gala do futebol. Inicialmente, o locutor do SBT explicou o sistema de votação definido pela France Football, algo que motivou suas escolhas envolvendo Messi, Haaland, Mbappé e Rodri. Contando com apoio do narrador, o argentino alcançou o sétimo troféu de melhor do mundo.
“Sobre o prêmio Bola de Ouro, da France Football, que foi entregue ao Messi pela oitava vez. A revista aumentou o colégio eleitoral para jornalistas do mundo inteiro, mas fez um ajuste. A cada ano eles pegam os 100 primeiros colocados do ranking da Fifa e cada jornalista, um de cada país, faz a votação. Eles oferecem trinta nomes e você escolhe do primeiro ao quinto. Eles pedem como critério uma análise individual do atleta, coletiva do time, técnica… o período da votação deste ano foi de agosto de 2022 até junho de 2023. Portanto, a Copa do Mundo do Catar está no período.“, disse Cleber Machado, em vídeo no Instagram.
“Os meus votos foram para Messi, Haaland e Mbappé… foram os três primeiros colocados na apuração. Eu votei também no Modric e Rodri. Entre os goleiros, eu votei no Courtois, Ederson e Bounou.”, completou.
Na sequência, Cleber Machado se posicionou após ser alvo de críticas pela ausência de Vinícius Júnior em seu top-5. Deixando claro sua admiração pelo atacante do Real Madrid, o narrador fez questão de separar questões sociais e pessoais de opiniões envolvendo o futebol. Neste cenário, o fato de ter priorizado outros atletas não significa qualquer tipo de problema com o ex-jogador do Flamengo.
“Algumas pessoas estão reclamando que eu sou brasileiro e não votei no Vinícius Júnior. Não é essa a ideia. Eu votei no Vinícius Júnior no ano passado entre os cinco primeiros. Outros dizem: ‘Depois a imprensa brasileira reclama’. Não reclamo de nada. Até estão pegando o lado social e pessoal do Vinícius Júnior, questões que eu apoio completamente as respostas e reações do Vinícius Júnior, e deploro outras manifestações. Opinião no futebol é só opinião, não é razão. Cada um tem a sua e fica tudo beleza.”, finalizou.
Veja abaixo o top-10 da Bola de Ouro.
- Lionel Messi
- Erling Haaland
- Kylian Mbappé
- Kevin De Bruyne
- Rodri
- Vinicius Júnior
- Julián Álvarez
- Victor Osimhen
- Bernardo Silva
- Luka Modric

