Rodrigo Coca / Agência Corinthians
O ano de 2023 foi repleto de altos e baixos para o Corinthians. Se por um lado o torcedor chegou a sonhar com títulos, ficando perto de disputar as finais da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, por outro a Fiel viu o time chegar a ser ameaçado pelo fantasma do rebaixamento no Brasileirão e ter campanhas decepcionantes no Paulistão e Copa Libertadores da América.
A torcida do Timão tem muitas expectativas em relação ao futuro do clube sob o comando de Augusto Melo, que assume a presidência alvinegra de forma oficial no dia 2 de janeiro.
Para entender o cenário que o dirigente irá encontrar em 2024 o Torcedores.com traz um levantamento dos jogadores que se destacaram com a camisa paulista nesta temporada.
Artilharia do Timão
O ataque alvinegro deixou a desejar na temporada. Isso fica evidente quando Róger Guedes, que deixou o clube em agosto de 2023 terminou o ano como artilheiro do Corinthians, com 21 gols marcados em 41 partidas.
Yuri Alberto, que deveria assumir este posto, balançou as redes em 15 oportunidades, mas ao longo de 63 duelos, com Ángel Romero fechando o top-3 com oito tentos.
Top-5 artilheiros
1º – Róger Guedes – 21 gols (41 jogos)
2º – Yuri Alberto – 15 (63)
3º – Ángel Romero – 8 (42)
4º – Renato Augusto – 6 (45)
5º – Adson – 5 (41) / Fábio Santos – 5 (55)
Garçons alvinegros
Outro ponto que ajuda a entender os problemas ofensivos do Corinthians na temporada foi o baixo número de assistências a gol ao longo do ano.
O líder alvinegro neste quesito foi Renato Augusto, com 10 passes decisivos para seus companheiros. Para entender como esse desempenho foi abaixo do esperado basta citar que Hulk (Atlético-MG) e Suárez (Grêmio) tiveram 11 assistências somente no Campeonato Brasileiro.
Top-5 garçons
10 – Renato Augusto
8 – Fagner
7 – Yuri Alberto
5 – Gil e Giuliano
4 – Maycon
Revelações da base do Corinthians
Nos últimos anos o Timão vem revelando jovens promessas, principalmente jogadores que atuam no setor defensivo. Em 2023 isso não foi diferente.
A saída de Robert Renan abriu espaço para o surgimento do jovem Murillo, que não só ganhou espaço no time titular como despertou atenção do futebol europeu, sendo contratado pelo Nottingham Forest e já sendo destaque na Premier League.
Outro nome de destaque foi Gabriel Moscardo. Em meio a especulações e sondagens para contratar um volante experiente o Corinthians viu o jovem atleta se destacar no meio de campo alvinegro e chamar atenção de diversos clubes da Europa, estando próximo de ser anunciado pelo PSG como reforço para 2024.

