Conheça as 10 jogadoras mais influentes da WNBA em 2023
Liga feminina do melhor basquete do mundo vem ganhando cada vez mais espaço no esporte
IMAGO/USA TODAY Network
A WNBA ganhou muita popularidade em 2023, o que pode ser visto em um notável aumento na audiência nas transmissões dos jogos pelas redes ABC, CBS e ESPN. Todas elas relataram um robusto aumento de 67% ano a ano.
Um dos grandes momentos foi o recente embate entre Las Vegas Aces e New York Liberty, com o bicampeonato para a franquia de Nevada, apresentando jogadoras estelares como Breanna Stewart, Sabrina Ionescu, Candace Parker e A’ja Wilson, atraindo a atenção de fãs e críticos. Até mesmo o retorno de Brittney Griner aos Estados Unidos depois de um encarceramento de 10 meses na Rússia.
O caso de Brittney, aliás, que foi jogar no país europeu para complementar seus ganhos anuais e acabou presa após ter cartuchos com óleo derivado de cannabis encontrados em sua bagagem, trouxe à tona a gritante disparidade salarial dentro da liga, o que levou a discussões que destacam a urgente necessidade de uma compensação equitativa nos esportes femininos.
Metodologia
Todos esses eventos fizeram com que o portal Vegas Insider questionasse: quem detém as rédeas da influência na WNBA?
A partir dessa pergunta, o veículo norte-americano conduziu uma análise abrangente, pontuando as jogadoras da liga em uma escala de 0 a 10. Utilizando um sistema ponderado em vários métricas do cenário digital, incluindo o seguinte:
- Número de Prêmios: 20%
- Seguidores no Instagram: 35%
- Visualizações no TikTok: 20%
- Seguidores no X (antigo Twitter): 15%
- Número de postagens no Instagram: 10%
Em um cenário onde a WNBA está ganhando alcance, é hora de reconhecer e celebrar estas atletas com o mesmo fervor que sua liga irmã: a NBA.
A WNBA não é apenas uma liga; é um movimento, e essas jogadoras estão na vanguarda, moldando narrativas e deixando sua marca tanto dentro quanto fora da quadra.
O ranking das 10 melhores jogadoras da WNBA
- Brittney Griner – Phoenix Mercury (Pontuação de Influência: 6.71);
- A’ja Wilson – Las Vegas Aces (Pontuação de Influência: 6.62);
- Candace Parker – Chicago Sky (Pontuação de Influência: 5.90);
- Sabrina Ionescu – New York Liberty (Pontuação de Influência: 4.38);
- Breanna Stewart – New York Liberty (Pontuação de Influência: 3.88);
- Kelsey Plum – Las Vegas Aces (Pontuação de Influência: 3.80);
- Elena Delle Donne – Washington Mystics (Pontuação de Influência: 3.50);
- Nneka Ogwumike – Los Angeles Sparks (Pontuação de Influência: 2.22);
- Satou Sabally – Dallas Wings (Pontuação de Influência: 2.18);
- Jewell Loyd – Seattle Storm (Pontuação de Influência: 2.02);
Jogadoras mais pesquisadas no Google nos EUA
O Vegas Insider tabmém analisou qual estado norte-americano pesquisou mais qual jogadora da WNBA em 2023. Notavelmente, Brittney Griner emergiu como a líder geral em relação às buscas do Google em todo o país. No entanto, também surgiram padrões regionais intrigantes, mostrando interesses distintos em certas atletas. No Oregon, Sabrina Ionescu conquistou o centro das atenções como a mais pesquisada, muito por conta de ela ter atuado pelo Oregon Ducks antes de entrar na WNBA. Kelsey Plum, sendo uma das melhores armadoras que o Aces já viu, liderou em Nevada. Enquanto isso, na Carolina do Sul, as principais pesquisas do Google inclinaram-se para a talentosa Aaliyah Boston, já que ela era a estrela na equipe de basquete feminino da Carolina do Sul Gamecocks.
A liga está indiscutivelmente se tornando uma força a ser reconhecida, e a recente análise do Vegas Insider, revelando as 10 jogadoras da WNBA mais influentes em 2023, destaca o potencial de igualar a influência da NBA. Brittney Griner, A’ja Wilson, Candace Parker e outras não estão apenas se destacando em quadra – elas estão abrindo caminhos, desafiando normas e abrindo caminho para as mulheres com sua influência.
A WNBA conta com apenas uma brasileira hoje. Stephanie Soares, 4ª escolha geral do último Draft pelo Washington Mistics e trocada para o Dallas Wings, se recupera de uma lesão no ligamento do joelho esquerdo e ainda não fez sua estreia. Damiris Santos, após anos no Minnesota Lynx, deixou a liga rumo ao OGM Ormanspor, da Turquia.

