Abel Ferreira, técnico do Palmeiras
Após o Palmeiras empatar contra o Cruzeiro na última quarta-feira (06), no Mineirão, e confirmar o 12º título do Brasileirão, Juca Kfouri, colunista do UOL Esporte, exaltou o técnico Abel Ferreira, bicampeão brasileiro seguido.
Apesar de reconhecer que o português erre na postura com jornalistas, Juca Kfouri elogiou o fato de o treinador apontar críticas na gestão do futebol brasileiro.
“Eu gosto da figura do Abel Ferreira, reconheço que de fato ele teve momentos de malícia, principalmente quando não teve a sensibilidade de perceber essa coisa de dizer que tem todo direito e orgulho de ser português e europeu, mas porque fala isso como se fosse uma contrapartida a nós brasileiros. Não é exatamente simpático dizer isso”, analisou Juca, durante o programa “Fim de Papo”, do UOL Esporte.
“Ele fez críticas absolutamente corretas à estrutura do futebol brasileiro, pelo tom de voz às vezes, ele teve de fato uma aparência colonizadora. Foi assim chamado por Mauro Cezar Pereira e caiu na asneira de processá-lo, obviamente por pedido de Dona Leila e isso não se faz. O jornalista tem todo direito de ter essa opinião. Chamá-lo de colonizador não é ofensa, calúnia ou injúria”, completou.
Por fim, o jornalista pediu mais 10 anos de Abel Ferreira pelo Palmeiras, o que segundo ele seria muito positivo para o futebol brasileiro.
“Se tiver que colocar na balança, eu quero que o Abel Ferreira fique no Palmeiras por 10 anos. O futebol brasileiro só tem a ganhar com uma figura crítica como ele é. Eu acho ele uma figuraça e nada mala. Seria um cara que teria maior prazer no mundo em sair para almoçar ou jantar e ouvi-lo. E esse ano com menos, ele acabou fazendo mais. Tá bom, ele correu o risco de bárbaro de se limitar a ganhar um Paulistinha e a Supercopa. Pra mim, o maior erro do Abel em 2023 foi não ter usado o Endrick contra o Boca Juniors”, encerrou.
Relembre todos os títulos de Abel Ferreira pelo Palmeiras
Pelo Palmeiras, além dos Campeonatos Brasileiros de 2022, 2023, Abel Ferreira conseguiu os títulos da Libertadores de 2020 e 2021, da Copa do Brasil de 2020, da Supercopa do Brasil de 2023, da Recopa Sul-Americana de 2022, e dos Paulistas de 2022 e 2023.
O comandante português tem contrato até dezembro de 2024, mas a sua permanência para a próxima temporada é uma incógnita. Nos últimos dias surgiram notícias de uma possibilidade de transferência para o Al Sadd, do Catar. O treinador nega ter recebido qualquer proposta.

