Home Futebol Barcelona avalia brasileiro, ex-jogador do clube, como opção para substituir Xavi

Barcelona avalia brasileiro, ex-jogador do clube, como opção para substituir Xavi

Thiago Motta tem boas relações com Deco, diretor do Barça, e é um dos nomes com maior possibilidade de assumir o time catalão.

Luciano Ferreira
Jornalista formado pelo Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista e com especialização em Jornalismo Esportivo em curso pela Faculdade Cásper Líbero. Sou apaixonado por futebol e amo escrever. Desde 2018 escrevo para blogs e sites, além de produzir conteúdo sobre esportes em geral para o Torcedores.com, onde ingressei em 2020 e passei a ter uma maior regularidade nas publicações em 2022. Experiência com cobertura de futebol e basquete para a Wecel Mídia.
Thiago Motta, técnico do Bolonha, é cotado para dirigir o Barcelona.

Thiago Motta, técnico do Bolonha em jogo contra o Genoa (Alessandro Sabattini/Getty Images)

O Barcelona já tem em curso a avaliação de um possível substituto de Xavi Hernández no comando técnico do clube.

PUBLICIDADE

A demissão do espanhol ainda não foi anunciada, mas o Barça já trabalha com essa possibilidade e o técnico Thiago Motta é uma das opções para assumir a equipe.

Ídolo do Barça, Xavi passou a ser pressionado e ter sua demissão discutida no clube após a goleada de 4 X 1 para o Real Madrid na final da Supercopa da Espanha.

PUBLICIDADE

Por conta de “grande amizade” entre Deco, diretor de futebol do Barcelona, e Thiago Motta, que perdura desde a época que ambos dividiram o vestiário no clube, o ítalo-brasileiro entrou na mira dos catalães como uma das opções para substituir Xavi, segundo o jornal espanhol Sport.

“De acordo com o ‘Esport 3’, uma das opções contempladas pelo diretor esportivo do Barça, Deco, caso Xavi Hernández não continue no comando da equipe é Thiago Motta”, iniciou a publicação do periódico catalão.

“O atual treinador do Bolonha mantém uma relação muito próxima com o executivo blaugrana, que durou além do tempo em que coincidiram como jogadores no vestiário do Camp Nou”, explicou o jornal catalão.

Deco e Thiago Motta nos tempos de jogadores do Barcelona

Brasileiro naturalizado italiano, Thiago realizou a sua estreia pela equipe principal do Barça na temporada 2001/02. A partir da chegada de Deco ao clube, no verão de 2004, ambos se tornaram “amigos íntimos”, como avalia o Sport.

PUBLICIDADE

Motta deixou o Barcelona em 2007, após 147 partidas pela equipe, das quais em 40 oportunidades esteve na companhia de Deco no meio-campo do Barça. Depois de sua passagem pelo Camp Nou, o brasileiro defendeu Atlético de Madrid, Gênova, Inter de Milão e PSG.

Coincidentemente, os dois decidiram defender uma seleção europeia durante suas carreiras como jogador: Deco, Portugal, e Motta, a Itália.

Trajetória como técnico

Na mira do Barcelona, Motta tem desempenhado toda sua carreira como técnico no futebol italiano. O brasileiro iniciou sua trajetória à beira do gramado em outubro de 2019, à frente do Gênova.

Já em 2021, estreou como treinador do Spezia até assumir o Bolonha na temporada 2022/2023. Na atual campanha no comando da equipe, seu time é o sétimo colocado da Série A – Campeonato Italiano, a dois pontos de alcançar a zona de classificação à Champions League 2024/2025.

PUBLICIDADE