Home Mercado da Bola Fluminense surpreende e anuncia contratação do atacante Douglas Costa

Fluminense surpreende e anuncia contratação do atacante Douglas Costa

Atacante do LA Galaxy estava com tudo certo para estrear no futebol turco, mas diretoria do Tricolor conseguiu convencer o atleta a voltar para o Brasil

Rogério Guimarães
Geógrafo de formação, trabalho com edição e conteúdo textual desde 2008, quando ingressei no universo dos materiais da área educacional. No segmento editorial, já publiquei conteúdo que vão de manual de máquinas a livros de poesia. Sou aficionado por notícias e tudo que esteja ligado ao conhecimento.
Douglas Costa comemora após marcar pelo LA Galaxy contra o Seattle Sounders

Douglas Costa comemora após marcar pelo LA Galaxy contra o Seattle Sounders (IMAGO USA TODAY Network)

Em um lance de agilidade, o Fluminense acertou a contratação do atacante e ponta-direita Douglas Costa com uma proposta de um ano e meio pelo clube.

PUBLICIDADE

A surpreendente contratação tem dois responsáveis: o técnico Fernando Diniz e o diretor de planejamento Fred, que mostraram os benefícios para Douglas Costa voltar ao Brasil.

O atacante estava com tudo certo para estrear pelo Samsunspor, da Turquia, mas decidiu aceitar a proposta do Fluminense. Além do Fluminense, Corinthians e Cruzeiro também monitoravam a situação do atleta, mas as conversas não evoluíram.

PUBLICIDADE

Além do poder de convencimento por parte do corpo técnico do Fluminense, a possibilidade de disputar três competições internacionais (Recopa e a Libertadores em 2024 e Super Mundial em 2025) teve papel decisivo na escolha do atacante.

Em contrapartida, o jogador aceitou as propostas de ganhos por produtividade e redução salarial para enquadramento na capacidade financeira do clube.

Carreira de Douglas Costa

Douglas Costa iniciou sua carreira em 2007 na base do Grêmio, mas logo chegou ao time principal, onde teve atuação de destaque.

Em 2010, foi transferido ao ucraniano Shakhtar Donetsk, onde jogou por cinco temporadas. Seu talento chamou a atenção de outros clubes da Europa, como Juventus e Bayern de Munique, onde Douglas atuou por várias temporadas por empréstimo. Nas últimas passagens, saiu da Juventus para o LA Galaxy, dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Além do vasto currículo pela Europa, Douglas Costa jogou pela seleção brasileira em 2018, quando atuou ao lado de Marcelo e Renato Augusto, coincidentemente seus companheiros de clube agora no Fluminense.

Em 512 jogos na carreira, Douglas Costa tem 76 gols marcados e 107 assistências oferecidas. Pela seleção brasileira, marcou três gols e deu seis assistências.