Home Esportes Radicais WSL: Brasil domina ondas gigantes com pódio triplo em Nazaré

WSL: Brasil domina ondas gigantes com pódio triplo em Nazaré

Lucas Chianca, Pedro Scooby e Maya Gabeira sagraram-se campeões nas ondas gigantes de Portugal

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Foto: Damien Poullenot/World Surf League

Nesta segunda-feira (22) aconteceu o campeonato de Nazaré, na Praia do Norte, com ondas gigantes que variaram entre 9 e 12 metros de altura. O Brasil foi o grande destaque da competição em Portugal, preenchendo o pódio do evento da WSL.

PUBLICIDADE

Lucas Chianca levou o prêmio de melhor performance na categoria masculina. Ele teve um total de 23,33 pontos e a maior nota do dia, com um 7,83. Assim, ele foi coroado campeão em Nazaré pela quinta vez na carreira e pelo segundo ano consecutivo.

No lado feminino, Maya Gabeira foi a grande campeã com um total de 14 pontos. A única outra mulher competindo era a também brasileira Michelle des Bouillons, que fechou o dia com 9,83 pontos.

Com a vitória de Chianca e o bom desempenho de seu companheiro de time, Pedro Scooby (que teve uma somatória de 17,83 pontos – a quinta melhor do dia), a dupla levou para casa o troféu de melhor equipe do evento (com uma pontuação conjunta de 41,16), fechando o pódio triplo brasileiro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Isso é um sonho para mim, nunca esperei vencer tantas vezes aqui”, disse Chianca. “Este lugar é mágico, Nazaré me deu tudo o que tenho na vida. Essa vitória é provavelmente a mais especial para mim porque éramos um time 100% brasileiro. Foi um prazer rebocar com o Scooby, um dos caras que me incentivou, me ajudou e me inspirou quando comecei a surfar ondas grandes. Estou muito feliz por retribuir um pouco a ele com nosso desempenho hoje.”

Além de Chianca, Scooby, Gabeira e Bouillons, o Brasil contou com mais três representantes em Nazaré. Rodrigo Koxa ficou na terceira colocação no masculino (com 18,66 pontos), Vitor Faria ficou na sétima (17,13 pontos) e Ian Cosenza na décima terceira (9,34).

Entre as outras sete duplas participantes, Koxa e Faria ficaram em terceiro lugar (35,79 pontos combinados), Bouillons e Cosenza ficaram em sétimo (20,36) e Gabeira e seu parceiro português, Antonio Laureano, ficaram em sétimo (17,27).