Home Futebol Athletic Bilbao x Girona: tudo sobre o jogo da La Liga 

Athletic Bilbao x Girona: tudo sobre o jogo da La Liga 

Partida pode ser definitiva para ambas equipes nesta temporada; time da Catalunha busca se refazer da goleada sofrida para o Real Madrid

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Yan Couto e Savinho, do Girona

Yan Couto e Savinho, do Girona, em jogo contra o Atlético de Madrid (IMAGO/SOPA Images)

PUBLICIDADE

No confronto da próxima segunda-feira pela La Liga, o Athletic Bilbao recebe o Girona em um embate que promete muito. Jogando em casa, o Bilbao é considerado o favorito, mas é importante não desconsiderar o potencial do time comandado por Míchel.

De acordo com o site bettingexpert, o Athletic Bilbao tem feito uma campanha impressionante jogando em casa, no Estádio San Mames, durante esta temporada, onde se consolidou como um dos mais difíceis times para qualquer adversário na Espanha. 

Comandados por Ernesto Valverde, os jogadores acumularam impressionantes 29 pontos de 36 possíveis até o momento, alinhavando uma sequência de seis vitórias consecutivas na La Liga. 

PUBLICIDADE

O Girona também merece reconhecimento pelo seu desempenho no campeonato. Estão fazendo uma temporada surpreendente, ainda que nas últimas semanas o time tenha perdido o ritmo, não conseguindo marcar frente à Real Sociedad em seu próprio terreno — algo que não chega a ser uma vergonha. 

Já o Real Madrid fez questão de se destacar no último fim de semana com uma vitória esmagadora de 4 a 0 sobre o Girona no Bernabéu, freando qualquer especulação sobre uma luta inesperada pelo título. Quando se trata de marcar gols em casa, o Athletic Bilbao se sobressai como o melhor. 

Os bascos marcaram 31 gols no San Mames nesta temporada, sendo o Real Madrid a única equipe que foi capaz de impedi-los de balançar a rede. Os merengues venceram os bascos em casa por 2 a 0 no início da temporada. 

O Bilbao marcou pelo menos dois gols em dez dos 12 jogos disputados em casa. Apesar da campanha notável do Girona, o time da Catalunha está entre os que mais levam gols jogando fora de casa, juntamente com Sevilla, Almería, Villarreal e Granada. Talvez seja o momento de rever as expectativas em relação ao time de Míchel. A tarefa não é fácil, porém, há sinais de que a equipe pode estar perdendo fôlego.

PUBLICIDADE

Já Álex Berenguer, o atacante do Bilbao, demorou a engrenar nesta temporada. Seu tempo em campo foi irregular e lesões o deixaram de fora de algumas partidas. No entanto, mesmo com apenas 741 minutos jogados na campanha até agora, Berenguer se destacou em dois dos últimos quatro jogos, mostrando seu potencial de ser decisivo para os bascos.

Berenguer foi o grande nome ao marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Atlético de Madrid na Copa Del Rey neste mês. Seus dois gols em partida caseira há mais de um mês garantiram os três pontos contra a Real Sociedad, time que também briga por vaga em competições europeias. 

Existe a chance de que o número sete do Athletic Bilbao assuma também as responsabilidades nas cobranças de pênalti no próximo jogo. Ele já converteu cobranças na temporada. Mesmo com tempo limitado em campo, os números de Alex são notáveis. Com 741 minutos jogados, AB7 registrou 17 chutes, sendo sete deles na direção do gol. Por 90 minutos jogados, nosso destaque tem uma média de 0.49xG. Berenguer demonstra ser habilidoso com ambos os pés e não hesita em arriscar de média distância. 

O Girona, por sua vez, tem enfrentado dificuldades. Os comandados de Míchel não marcaram gols em suas últimas duas partidas. No entanto, os homens de Míchel anotaram em 20 dos 24 jogos e em 10 dos 12 jogos fora de casa. 

PUBLICIDADE

É importante lembrar que o Athletic Bilbao conseguiu sair sem levar gols em 50% das partidas disputadas em casa. 

A Liga Espanhola conta, no total, com várias equipes que apresentam dificuldades ofensivas, principalmente nos jogos fora de casa. Assim, jogadores como Dovbyk, Portu, Tsygankov e Savinho são esperados para desempenhar um papel importante na próxima partida. O destaque vai para o jogador ucraniano Dovbyk com seus 14 gols na temporada, superado por apenas dois jogadores em termos de gols marcados. O brasileiro Savinho, por sua vez, lidera em assistências, contabilizando sete até agora.

Sem novidades no Bilbao

A única incerteza no Athletic Bilbao é o jogador Nico Williams, que está com uma lesão muscular e ainda não confirmou se estará apto para o próximo jogo. O elenco do Athletic Bilbao é robusto e permite a rotação de vários jogadores sem perder consistência. 

A base principal da equipe deve manter-se com poucas alterações em relação ao jogo contra o Almería. 

PUBLICIDADE

Como chega o Girona

No Girona, David Lopez está de volta aos treinos e poderá fazer parte do elenco na segunda-feira. Ele estava fora desde dezembro. O restante da equipe não sofreu contusões na derrota para o Real Madrid. É esperado que Savinho e Tsygankov comecem nas pontas, com Dovbyk de centroavante. 

Escalações de Athletic Bilbao e Girona 

Escalação possível do Athletic Bilbao: Simon; De Marcos, Paredes, Vivian, Berchiche, Vesga, Galarreta, Williams, Berenguer, Sancet; Guruzeta 

Escalação possível do Girona: Gazzaniga; Yan Couto, E. García, Juanpe e M. Gutiérrez; A. García e L. Martin; Savinho, Portu e Tsygankov; Dovbyk 

Próxima partidas de Athletic Bilbao e Girona

PUBLICIDADE

Quando examinamos as próximas partidas, observamos que o calendário do Bilbao inclui desafios significativos, bem como a expectativa da final da Copa Del Rey. Com confrontos iminentes, cada partida é crucial:

Próximos confrontos do Athletic Bilbao: 

  • Contra o Real Betis (La Liga Fora)
  • Contra o Atlético de Madrid (Copa Del Rey – Casa)
  • Contra o Barcelona (La Liga – Casa)
  • Contra o Las Palmas (La Liga – Fora)
  • Contra o Alavés (La Liga – Casa)

Da mesma forma, o Girona tem a oportunidade de maximizar seus pontos nos próximos jogos, encarando adversários diretos pelo caminho:

Próximos confrontos do Girona:

  • Contra o Rayo Vallecano (La Liga – Casa)
  • Contra o Mallorca (La Liga – Fora)
  • Contra o Osasuna (La Liga – Casa)
  • Contra o Getafe (La Liga – Fora)
  • Contra o Betis (La Liga – Casa)