Home Tênis Brasil vence Suécia e está de volta ao Grupo Mundial da Copa Davis

Brasil vence Suécia e está de volta ao Grupo Mundial da Copa Davis

País volta a principal disputa do torneio de tênis entre nações após 9 anos

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Além de Guga, o Brasil tem outro nome histórico na Copa Davis: Thomaz Koch, sé timo maior vencedor da competição em números absolutos

Thiago Monteiro fechou série contra Suécia em 3 a 1 (Andre Gemmer)

No último sábado, 3 de fevereiro, o Brasil venceu a Suécia pelo qualificatório mundial da Copa Davis por 3 a 1, na série melhor de cinco partidas, e está de volta ao Grupo Mundial, fase de grupos da Davis, que acontecem em setembro, na cidade espanhola de Málaga.

PUBLICIDADE

O confronto contra os suecos, donos da casa, ocorreram na quadra dura e coberta. Na última sexta, 2, Thiago Monteiro venceu Karl Friberg por 2 sets a 0 (6/3 e 7/6 (7/5) e abriu a série com 1 a 0 para os brasileiros. No mesmo dia, Gustavo Heide perdeu para Elias Ymer, de virada, por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/1 e 6/3. Já no sábado, coube a dupla formada por Rafael Matos e Felipe Meligeni vencerem Filip Bergevi e Andre Göransson em sets diretos (6/2 7/5) e colocar o Brasil em vantagem por 2 a 1. E coube a Monteiro fechar a disputa contra Ymer, também de virada, (3/6 6/4 6/2) e selar a classificação brasileira.

“Estou muito feliz de conseguir ajudar o Brasil a se classificar para a fase final da Copa Davis. Desde a minha estreia no time, em 2016, era um grande sonho contribuir para isso. O sonho foi realizado, todo o time se empenhou, lutou muito e se entregou até o final. Sem dúvidas, sem o trabalho e o empenho de todos, nada disso seria possível. Estou muito orgulhoso em fazer parte deste time e agora vamos para o Finals”.”, disse o cearense, após a partida decisiva.

PUBLICIDADE

País volta a disputar Grupo Mundial após nove anos

Fato é que, com o resultado, o tênis brasileiro volta a disputar o Grupo Mundial, após nove anos de ausência. Em 2015, o time formado por Thomaz Bellucci, João Sousa, Marcelo Melo e Bruno Soares perdeu para a Argentina, por 3 a 2, no saibro de Buenos Aires, ainda no antigo formato eliminatório da Copa Davis.

Melhores campanhas foram em 1992 e 2000

O Brasil tem duas grandes campanhas na história da primeira divisão: em 1992, o País parou na semifinal perdendo para a Suíça por 5 a 0 em Genebra. Mas na primeira fase, a equipe formada por Jaime Oncins, Luiz Mattar, Cássio Motta e Fernando Roese eliminou a Alemanha de Boris Becker.

Já em 2000, Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Jaime Oncins e André Sá foram derrotados por 5 a 0, também nas semifinais, diante da Austrália de Lleyton Hewitt, em Brisbane.