Home Outros Esportes Confira os favoritos a vencerem os principais prêmios da temporada de 2023 da NFL

Confira os favoritos a vencerem os principais prêmios da temporada de 2023 da NFL

Com diversos candidatos fortes, premiação da NFL deve ser uma das mais acirradas dos últimos anos

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Foto: Perry Knotts/Getty Images

Com o NFL Honors chegando – a premiação acontecerá no dia 8 de fevereiro em Las Vegas – nós vamos dar uma olhada nos principais candidatos aos troféus de MVP, melhores jogadores defensivos e ofensivos, melhores calouros, comeback player of the year e de melhor técnico da temporada de 2023.

PUBLICIDADE

JOGADOR MAIS VALIOSO (MVP)

Crédito das fotos: Courtney Culbreath/Getty Images e Cooper Neill/Getty Images

Diferentemente de outros anos, nenhum jogador pode ser considerado o grande destaque da temporada de 2023, pois todos tiveram oscilações ao longo da temporada. No entanto, o favorito ao prêmio de MVP é Lamar Jackson. Apesar de ter tido outro bom ano correndo com a bola, acumulando 821 jardas terrestres e 5 TDs, o seu braço foi o grande destaque. Ele teve a melhor temporada da carreira lançando, com 3678 jardas de passe, 24 touchdowns e apenas 7 interceptações. O QB dos Ravens comandou um ataque top 5 na liga em jardas totais, jardas terrestres e pontos por jogo e ainda liderou o time ao primeiro lugar da AFC com números muito semelhantes aos de 2019 (quando venceu seu primeiro prêmio de jogador mais valioso da NFL).

Concorrendo ao MVP com Jackson estão Brock Purdy e Dak Prescott. Os dois oscilaram do que o QB de Baltimore ao longo do ano, mas mesmo assim acumularam números interessantes na briga pelo prêmio. Purdy, que ajudou os 49ers a conquistarem o primeiro lugar da NFC, foi o líder da liga em rating e jardas por tentativa de passe, e ficou no top 5 em jardas passadas e touchdowns.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, Prescott teve o melhor ano da carreira, liderando a NFL em passes para TD e porcentagem de passes completos (entre QBs titulares), e ainda ficou no top 5 em jardas aéreas e rating.

JOGADOR OFENSIVO DO ANO (OPOY)

Crédito das fotos: Greg Fiume/Getty Images; Rob Carr/Getty Images; Sam Hodde/Getty Images

O prêmio de jogador ofensivo do ano tem três fortes candidatos: Christian McCaffrey, Tyreek Hill e CeeDee Lamb. McCaffrey liderou a liga em jardas terrestres, jardas de scrimmage, toques na bola para RBs e WRs e touchdowns totais. Mencionado por grande parte da temporada como um dos candidatos à MVP, McCaffrey é o favorito ao OPOY.

Hill e Lamb também tiveram ótimas temporadas na posição de wide receiver – alternando entre a primeira e a segunda colocação nos rankings da posição – e por isso devem conquistar votos. Hill liderou a NFL em jardas de recepção (a sétima maior marca da história da NFL), touchdowns recebidos, recepções para mais de 40 jardas e jardas por toque de bola.

Já Lamb foi o líder em recepções (a sexta maior marca da história da liga) e jardas após a recepção.

PUBLICIDADE

JOGADOR DEFENSIVO DO ANO (DPOY)

Crédito das fotos: Cooper Neill/Getty Images; Jason Miller/Getty Images

O prêmio de jogador defensivo do ano deve ser bastante disputado entre Myles Garrett, T.J. Watt e Micah Parsons. Garrett liderou uma das melhores, senão a melhor defesa da NFL em 2023. Estatisticamente, ele foi o sétimo jogador com mais sacks, o segundo que, em média, mais rápido pressionou os QBs adversários e o quinto em fumbles forçados.

Pela terceira vez em quatro anos, Watt liderou a liga em sacks. Além disso, ele também foi o quinto em fumbles forçados e teve uma interceptação retornada para touchdown. 

Enquanto isso, Parsons foi o jogador que mais rápido pressionou os quarterbacks adversários, o que mais apressou os QBs e o sétimo em sacks.

NOVATO OFENSIVO DO ANO (OROY)

Crédito das fotos: Kevin C. Cox/Getty Images; Steph Chambers/Getty Images; Nic Antaya/Getty Images

C.J. Stroud teve um dos melhores anos para um quarterback em 2023, independentemente de ser calouro. Com mais de 4 mil jardas de passe, 23 touchdowns e apenas 5 interceptações, ele terminou o ano como o líder da liga em jardas por partida e com a menor porcentagem de interceptações por passes tentados. Além disso, ele quebrou o recorde de maior rating e de mais jardas lançadas em um jogo por um QB novato, e ainda conduziu os Texans ao primeiro título da AFC Sul desde 2019.

PUBLICIDADE

Se Stroud não tivesse jogado, Puka Nacua seria o novato ofensivo do ano. Ele simplesmente quebrou os recordes de mais recepções, mais jardas aéreas e mais jogos com 100 jardas de recepção para um novato na NFL. O WR dos Rams ainda ficou no top 10 da liga em recepções, jardas aéreas, jardas após a recepção e recepções para mais de 20 jardas.

Além destes dois nomes, outro calouro que se destacou muito em 2023 foi Sam LaPorta. Por ter quebrado o recorde de mais recepções e ter conseguido a quarta melhor marca de jardas recebidas para um TE novato (sem falar que ele foi o jogador da posição com mais touchdowns no ano), LaPorta deve receber alguns votos de OROY.

NOVATO DEFENSIVO DO ANOS (DROY)

Crédito das fotos: Mitchell Leff/Getty Images; Terrance Williams/AP Photo; Christopher Mast/Getty Images

Os dois nomes que despontam na corrida pelo prêmio de novato defensivo são Jalen Carter e Will Anderson Jr, com Devon Witherspoon correndo por fora. Carter foi um dos melhores jogadores da defesa dos Eagles na temporada e causou muitos problemas para os adversários no meio da linha defensiva. Ele terminou o ano com 6 sacks, 2 fumbles forçados, um touchdown, 8 tackles para perda de jardas e um dos melhores aproveitamentos para DTs quando atacam os QBs.

Anderson também foi um dos líderes da defesa dos Texans em 2023. Quando ele esteva em campo, Houston tinha uma defesa top 3 contra o passe, mas sem o linebacker o time caia para a última posição em termos de pressão no quarterback e rating. Ao todo, foram 7 sacks, 22 QB hits e 10 tackles para perda de jardas.

PUBLICIDADE

Witherspoon fez um pouco de tudo na defesa dos Seahawks, atacando quarterbacks e defendendo passes no fundo do campo. Ele terminou 2023 com números muito semelhantes aos de Sauce Gardner em 2022, quando o CB dos Jets venceu o DROY.

COMEBACK PLAYER OF THE YEAR (CPOY)

Crédito das fotos: Justin Casterline/Getty Images; Cooper Neill/Getty Images; Isaiah Vazquez/Getty Images

O prêmio de comeback player of the year tem três candidatos muito fortes nesta temporada. Apesar de ter participado de apenas cinco jogos em 2023, Damar Hamlin tem a volta por cima mais impressionante entre todos. O jogador que quase morreu após sofrer uma parada cardíaca em campo voltou a jogar pelos Bills, principalmente nos times especiais.

Joe Flacco também teve um ano interessante. Após ficar sem emprego por grande parte da temporada, ele chegou aos Browns para assumir a titularidade nos últimos cinco jogos e levar o time aos playoffs.

Baker Mayfield foi o que mais jogou entre os três nomes da lista. Após dois anos muito conturbados, ele chegou com tudo em Tampa Bay e fez a melhor temporada da carreira, ficando no top 10 da liga em jardas aéreas e passes para TD, e conquistando o título da NFC Sul.

PUBLICIDADE

TÉCNICO DO ANO

Crédito das fotos: David Eulitt/Getty Images; Wesley Hitt/Getty Images; Gregory Shamus/Getty Images

Outro prêmio bastante concorrido é o de técnico do ano. Kevin Stefanski é o atual favorito por ter levado os Browns aos playoffs apesar de ter tido cinco quarterbacks começando uma partida. Além do carrossel na posição de QB, ele teve que lidar com as perdas do right e do left tackle e de um dos melhores running backs da NFL ao longo da temporada.

Em seu primeiro ano como técnico principal, DeMeco Ryans pegou um time de Houston que não tinha vencido mais do que quatro jogos nos três anos anteriores e os comandou ao título da AFC Sul com 10 vitórias. Tudo isso com um elenco cheio de novatos e jogadores desacreditados.

Se os Lions estavam entre os piores times quando Dan Campbell chegou há três anos, hoje o time têm um dos melhores ataques da liga e um defesa respeitável. Sob o comando do técnico, Detroit conquistou o primeiro título da NFC Norte de sua história e voltou aos playoffs pela primeira vez desde 2016.