Home Futebol Eredivisie terá jogos importantes de PSV,  Feyenoord, AZ e Ajax 

Eredivisie terá jogos importantes de PSV,  Feyenoord, AZ e Ajax 

Campeonato holandês terá partidas dos Camponeses, Cabeças de Queijo e Filhos dos Deuses neste final de semana que podem decidir o futuro do restante da temporada e disputa pelo título

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Luuk de Jong (PSV Eindhoven)

Luuk de Jong em jogo do PSV Eindhoven pela Champions League (IMAGO / Steinbrenner)

Este final de semana promete na Eredivisie, primeira divisão do campeonato holandês. Serão jogos importantes para a temporada.

PUBLICIDADE

No sábado (24), o líder PSV viaja até Zwolle, enquanto o segundo colocado Feyenoord entra em campo em Almere, na tarde de domingo (25). Porém, o destaque do fim de semana, segundo o site holandês SoccerNews, será o confronto direto entre AZ e Ajax pela quarta posição, que acontecerá no domingo. 

PEC Zwolle x PSV

Os Dedos Azuis estão se recuperando da derrota por 1 a 0 em casa contra o Almere City, pela Eredivisie, que ocorreu no último fim de semana. O revés interrompeu uma série invicta que já durava desde dezembro de 2023. 

PUBLICIDADE

A partir de então, a equipe empatou quatro vezes e saiu vitoriosa em duas ocasiões. É interessante notar como o PEC mostra um melhor desempenho quando joga fora de casa pela Eredivisie.

Se considerarmos apenas partidas em seu domínio, o time recém-promovido à primeira divisão holandesa encontra-se na décima sexta posição. Por outro lado, levando em conta jogos fora, eles surgem na sexta posição na tabela.

PSV tem tido muito força ofensiva nessa temporada; o problema é a defesa

O PSV viveu um ótimo momento esta semana ao empatar em 1 a 1 com o Borussia Dortmund pela Champions League. O resultado trouxe esperanças de avançar ainda mais nas competições europeias. No entanto, a defesa do time não tem sido tão impenetrável quanto em momentos anteriores da temporada.

PUBLICIDADE

O PEC Zwolle não terá a presença de Samir Lagsir, Zico Buurmeester, Ryan Thomas e Ferdy Druijf para o confronto. Younes Namli vem se destacando na ala direita e é um dos principais jogadores do Zwolle nesta temporada.

O PSV, por sua vez, não terá os lesionados Guus Til e Noa Lang. Malik Tillman, que teve um desempenho abaixo do esperado na partida contra o Dortmund, pode ser deixado de lado na próxima escalação.

Ainda do lado do PSV, Luuk de Jong é o destaque. O jogador tem mostrado muita eficiência ofensiva — foi assim contra o Dortmund —, marcando cinco gols nos últimos cinco jogos.

Almere City x Feyenoord

A Ovelha Negra vem se destacando na Eredivisie por sua abordagem não convencional ao jogo. A equipe liderada pelo técnico Alex Pastoor é conhecida por um estilo pouco ortodoxo.

PUBLICIDADE

Pouca posse de bola, muitos lançamentos longos, confrontos físicos intensos e uma tendência a fazer muitas faltas, ou seja, um jogo duro e feio, mas até certo ponto eficiente, são as armas apresentadas pelo Almere City.

Apesar do estilo não muito agradável, o clube, que é novato na primeira divisão, ocupa uma posição confortável acima da zona de rebaixamento, estando a apenas dois pontos das classificatórias para o futebol europeu. 

Feyenoord em busca da recuperação

O Feyenoord, por sua vez, busca se recuperar no campeonato nacional após as decepções nos jogos das disputas europeias. Pela terceira temporada consecutiva, a Roma foi a pedra no sapato do clube de Roterdã

Com uma performance isolada no campeonato, o time de Arne Slot mantém uma distância considerável do líder PSV enquanto cria vantagem sobre o FC Twente, terceiro colocado.

PUBLICIDADE

Durante a recente série de jogos, o Feyenoord tem mostrado uma defesa sólida, conseguindo manter seu gol invicto em seis dos oito últimos confrontos.

Apenas a equipe da Roma conseguiu quebrar essa sequência, marcando gols nas duas partidas que enfrentaram o time holandês pela Europa League.

Almere City entra na próxima partida com algumas ausências notáveis. Christopher Mamengi e Faiz Mattoir não estarão disponíveis para o técnico, mas apesar disso, a equipe parece ter quase todos os seus jogadores à disposição

Thomas Robinet, que se destacou marcando no último jogo, é esperado para liderar o ataque novamente.

PUBLICIDADE

Já o Feyenoord está lidando com as ausências de Justin Bijlow e Gernot Trauner devido a lesões, e Thomas van den Belt não estará presente contra sua ex-equipe por conta de uma lesão.

AZ x Ajax

Após a saída de Pascal Jansen, os ‘Cabeças de Queijo’ ainda não tiveram motivos para comemorar grandemente sob a gestão de Maarten Martens. Em seis partidas sob seu comando, o time conquistou apenas uma vitória, além de três empates e duas derrotas.

O triunfo veio no último jogo, quando, mesmo sem brilhar, o AZ conseguiu um gol tardio para vencer o Fortuna Sittard por 2 a 1. Esse resultado proporcionou à equipe uma vantagem de três pontos na luta pela quarta posição na tabela sobre o Ajax.

Já os ‘Filhos de Deuses’, conhecidos por desperdiçarem chances de reduzir a diferença para os adversários, certamente estarão buscando melhorar seu desempenho para não deixarem escapar a oportunidade de subir na tabela de classificação.

PUBLICIDADE

O Ajax, um dos clubes mais emblemáticos do futebol holandês, vem enfrentando uma temporada repleta de altos e baixos. No confronto contra o PSV, líder do campeonato, os Ajacieden saíram com um empate por 1 a 1, porém, logo depois, sofreram uma derrota por 3 a 2 para o SC Heerenveen. 

Em uma partida recente na Amsterdam Arena, a equipe deixou a desejar e novamente empatou, dessa vez por 2 a 2 contra o NEC, e neste jogo observou-se particularmente um desempenho defensivo preocupante.

Até o momento, a equipe já levou 41 gols na Eredivisie, um número alto se comparado a outras equipes que se encontram nas posições inferiores da tabela.

Um dos fatos que chama a atenção no AZ é a escolha do técnico Martens em colocar o jovem Wouter Goes como zagueiro central, priorizando-o em detrimento do capitão Bruno Martins Indi e do reforço de verão Alexandre Penetra. 

PUBLICIDADE

Neste contexto, apenas o goleiro reserva Hobie Verhulst fica de fora das opções para o próximo confronto.

Já o treinador do Ajax, John van ‘t Schip, tem dificuldades para escalar sua equipe devido à indisponibilidade de Gastón Ávila, Steven Bergwijn e as dúvidas que giram em torno da participação de Tristan Gooijer e Jordan Henderson.

Outra potencial baixa é a de Brian Brobbey, que se lesionou durante o jogo contra o Bodø/Glimt e pode ficar de fora da partida contra o AZ.