Home Futebol Luxemburgo entregou fralda para jogador do Cruzeiro antes de final, detalha PC Gusmão

Luxemburgo entregou fralda para jogador do Cruzeiro antes de final, detalha PC Gusmão

Técnico lembrou história inusitada na decisão da Copa do Brasil de 2003, vencida pela Raposa contra o Flamengo

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Luxemburgo e PC Gusmão foram campeões pelo Cruzeiro

Luxemburgo e PC Gusmão foram campeões pelo Cruzeiro (Rodrigo Coca/Corinthians e Reprodução/YouTube)

Em entrevista para o Charla Podcast no YouTube, Paulo César Gusmão, o PC Gusmão, fez um relato curioso sobre a final da Copa do Brasil de 2003. Na ocasião, o treinador era auxiliar de Vanderlei Luxemburgo, que levou o Cruzeiro à conquista do título da Copa do Brasil depois de derrotar o Flamengo na decisão.

PUBLICIDADE

No jogo de ida no Maracanã, os zagueiros Edu Dracena e Thiago levaram o terceiro cartão amarelo que o tiraram da partida de volta no Mineirão. Na oportunidade, Cris estava machucado e Luisão recém havia se recuperado de uma lesão.

A solução foi promover o jovem Gladstone para estrear no futebol profissional exatamente na partida que valia a taça. Inicialmente, Luxemburgo chegou a pensar na improvisação do meia Wendel para a zaga na final da Copa do Brasil. “Nosso time era tão ajustado que qualquer mudança o time sentia”, lembrou PC Gusmão.

PUBLICIDADE

Durante reunião da comissão técnica com os jogadores do Cruzeiro, o técnico recordou que o pedido para Gladstone jogar foi do experiente Luisão. “Os caras tão seguros no cara”, resumiu PC Gusmão, que sugeriu a Luxemburgo a escalação do jovem zagueiro de 18 anos na época.

O então auxiliar técnico do Cruzeiro relatou que Gladstone treinou muito bem e descreveu a preleção antes da final no Mineirão. Na oportunidade, Luxemburgo entregou uma faixa para cada jogador colocar. Para o jovem zagueiro, também havia reservado uma fralda.

“Do Glad ele prende com uma fita assim embaixo da cadeira dele. Deu a faixa, falou: ‘bota a faixa todo mundo para se sentir campeão’. Agora bota a mão embaixo da cadeira, só tinha do Gladstone. Aí o Gladstone pegou e puxou, não tinha mais ninguém, só o Glad. Ele abriu, era uma fralda. Ele falou: ‘Isso é para você botar porque se der caganeira, você já tá preparado”, divertiu-se PC Gusmão, provocando gargalhadas dos apresentadores Bruno Cantarelli e Beto Júnior.

PC Gusmão elogiou ídolo do Cruzeiro

O Cruzeiro venceu o Flamengo por 3 a 1, conquistando a Copa do Brasil de 2003 com Gladstone tendo uma atuação segura nos 90 minutos. PC Gusmão elogiou a capacidade motivacional e de gestão de jogadores de Vanderlei Luxemburgo.

PUBLICIDADE

O técnico aproveitou para enaltecer Alex, meia e capitão da histórica equipe do Cruzeiro que também venceria o Brasileirão Série A daquela temporada.

“Um dos jogadores mais inteligentes que eu trabalhei. Inteligentes eu digo não só dentro do campo, mas fora do campo. Na sua colocação, na sua participação como capitão, com a liderança, com a representatividade e o conhecimento do clube”, exaltou PC Gusmão, cujo último clube que treinou foi o Londrina no ano passado.