Home Outros Esportes NFL: quatro elementos chaves para Chiefs e 49ers no Super Bowl LVIII

NFL: quatro elementos chaves para Chiefs e 49ers no Super Bowl LVIII

Confira duelos para ficar de olho durante o Super Bowl entre Kansas City e San Francisco

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.
Super Bowl

Super Bowl - Bob Kupbens - Icon - Sportswire via Getty Images

Após cinco meses de temporada regular e playoffs, chegou finalmente a hora de disputar o Super Bowl LVIII. O confronto acontecerá no dia 11 de fevereiro, em Las Vegas, e vai contar com o San Francisco 49ers (12-5) e o Kansas City Chiefs (11-6).

PUBLICIDADE

Não é por acaso que os dois times chegaram ao Super Bowl. Muito consistentes, com defesas fortes e ataques capazes de serem explosivos, as equipes vão protagonizar uma reedição da final de quatro anos atrás, quando Patrick Mahomes e cia venceu o time que na época era comandado por Jimmy Garoppolo. 

A seguir, nós separamos quatro elementos chaves para você ficar de olho durante o jogo e que serão essenciais para o sucesso de Chiefs e 49ers.

PUBLICIDADE

Samuel e Aiyuk vs McDuffie e Sneed

Embed from Getty Images

A batalha entre a dupla de cornerbacks de Kansas City e a dupla de recebedores de San Francisco vai ser muito interessante. Os Chiefs foram uma das defesas que mais usaram cobertura homem a homem nesta temporada. Isso porque eles confiam no talento de seus cornerbacks, principalmente Trent McDuffie e L’Jarius Sneed, que foram dois dos melhores CBs em 2023. Em geral, McDuffie fica no slot e Sneed segue o principal recebedor dos adversários. Entre os defensive backs que começaram pelo menos 10 jogos este ano, Sneed foi o que cedeu o sétimo menor rating e a sétima menor porcentagem de passes completos. Ele conseguiu parar nada menos do que Tyreek Hill, Stefon Diggs, Ja’Marr Chase, A.J. Brown e Davante Adams. Nào a toa a defesa dos Chiefs foi uma das cinco melhores contra o passe na temporada.

Deebo Samuel e Brandon Aiyuk formam uma das duplas mais de wide receiver mais dinâmicas da NFL. Aiyuk foi o sétimo WR com mais de jardas de recepção e o segundo em média de jardas por recepção em 2023. Já Samuel é uma dupla ameaça, podendo correr com a bola ou receber um passe – além das 892 jardas de recepção, ele foi o wide receiver com mais jardas terrestres na temporada.

Marcar estes dois jogadores não vai ser nada fácil para os Chiefs, ainda mais porque eles têm sucesso contra defesas homem a homem. E nem mencionamos o nome de George Kittle. Nas duas últimas partidas contra Kansas City, ele teve 10 recepções para 134 jardas e um TD.

PUBLICIDADE

Travis Kelce vs Fred Warner

Embed from Getty Images

Travis Kelce pode não ter tido a sua melhor temporada regular da carreira, mas ele chegou com tudo para os playoffs. Em três jogos foram 23 recepções, 262 jardas e 3 touchdowns. A conexão com Patrick Mahomes vai precisar estar em dia no Super Bowl, já que ele foi o principal alvo ao longo do ano e, dentro do corpo de recebedores, apenas Rashee Rice é o outro jogador de confiança no ataque aéreo. A sintonia é ainda mais importante de se ressaltar, pois Kelce tem uma leitura de jogo muito boa. Por isso, quando está na mesma página que seu QB, os dois conseguem achar espaços abertos no campo de forma improvisada (especialmente contra defesas em zona).

Do outro lado, Fred Warner é considerado um dos melhores linebackers da NFL, inclusive marcado contra passes. Entre todos os jogadores da posição em 2023, ele cedeu o sétimo menor rating para quarterbacks e foi o que mais teve passes defendidos. Talvez uma boa estratégia para parar Travis Kelce seja colocar Warner perto dele.

Linha ofensiva dos Chiefs vs linha defensiva dos 49ers

Embed from Getty Images

PUBLICIDADE

A linha ofensiva dos Chiefs vem tendo problemas o ano inteiro protegendo Patrick Mahomes. Ele foi o nono QB mais pressionado nesta temporada, mas acabou sofrendo poucos sacks (apenas 24, a segunda melhor marca da liga) por conta da sua habilidade de improviso – Mahomes foi o terceiro jogador com mais jardas por scramble este ano. Por conta das dificuldades da OL, Kansas City tem reforçado as formações com dois ou três tight ends desde dezembro, o que ajudou na proteção. Além disso, o time está fazendo muitos passes rápidos para driblar a pressão – tanto é que teve o maior número de jardas após a recepção.

Apesar de não estar no mesmo nível das últimas temporadas, a linha defensiva dos 49ers ainda é muito boa. Mesmo sendo um dos três times que menos manda blitz, San Francisco foi o sétimo time com mais sacks em 2023. Ou seja, Nick Bosa (10.5 sacks), Javon Hargrave (7.5), Chase Young (7.5), Arik Armstead (5) e cia tem grande habilidade para chegar nos quarterbacks adversários. Mas para impedir que Mahomes faça suas jogadas mágicas, a linha precisa ser muito disciplinada e mantê-lo dentro do pocket. Vale lembrar que foi assim que Bosa conseguiu forçar um fumble e Warner teve uma interceptação no último Super Bowl entre as equipes.

Definitivamente vai ser interessante ver Nick Bosa jogar contra o right tackle Jawaan Taylor, que não foi muito bem nesta temporada.

Christian McCaffrey vs front 7 dos Chiefs

Embed from Getty Images

PUBLICIDADE

Sem dúvida, o principal nome do ataque de San Francisco é Christian McCaffrey, que concorre ao prêmio de melhor jogador ofensivo do ano. Assim, se Kansas quiser ter sucesso, um elemento chave será a defesa parar o running back dos 49ers. 

San Francisco teve o terceiro ataque terrestre com mais jardas em 2023, e McCaffrey foi o motor por trás deste número. Além de ser uma grande ameaça no jogo terrestre, ele é uma peça importante do jogo aéreo (tanto é que liderou a NFL em jardas de scrimmage e em toques na bola) e para armar as jogadas de play action, que o time utiliza com bastante frequência.

Vale lembrar que o jogo terrestre foi o calcanhar de aquiles da ótima defesa dos Chiefs em 2023. Ela foi a décima quinta que mais cedeu jardas pelo chão e a sétima que mais cedeu jardas por tentativa de corrida. Das 17 partidas de temporada regular, a equipe cedeu mais de 100 jardas terrestres em 14 delas.