Home Futebol Testes, virada e classificação: as impressões de mais uma vitória do Palmeiras

Testes, virada e classificação: as impressões de mais uma vitória do Palmeiras

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira analisa a virada sobre o Mirassol e a busca do técnico Abel Ferreira pelo time ideal

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.
Testes, virada e classificação: as impressões de mais uma vitória do Palmeiras

Fábio Menotti / SE Palmeiras

A vitória sobre o Mirassol era o que o Palmeiras precisava para acalmar o ambiente depois do empate contra o Corinthians. Além da classificação antecipada para as quartas de final do Paulistão, Abel Ferreira realizou novos testes na sua equipe. Há pontos positivos e negativos a serem destacados.

PUBLICIDADE

A equipe alviverde, de fato, apresentou mais contundência e mais agressividade no ataque com a formação que o treinador português colocou em campo neste sábado (24).

Nesse quesito, é possível destacar as boas atuações de Raphael Veiga, Endrick, Aníbal Moreno e Zé Rafael (este último desempenhando uma nova função no time). Por outro lado, o sistema defensivo apresentou problemas na recomposição e no posicionamento da última linha.

PUBLICIDADE

De qualquer maneira, o Palmeiras segue como forte candidato ao título pela regularidade e pela regularidade da equipe. Os testes realizados no Paulistão servem justamente para que Abel Ferreira encontre a formação ideal. E a grande notícia é que ele tem um leque mais amplo de opções na equipe.

Zé Rafael e Endrick nas pontas e laterais por dentro

O Palmeiras entrou em campo no 4-2-3-1 costumeiro de Abel Ferreira. Com Aníbal Moreno e Richard Ríos na “volância”, o treinador manteve Flaco López no comando de ataque e escalou Zé Rafael e Endrick nas pontas.

Sempre que o Palmeiras tinha a posse da bola, os dois poderiam abrir o corredor para as descidas de Marcos Rocha e Piquerez ou mesmo ficar mais abertos enquanto os dois laterais alviverdes apareciam por dentro.

O Palmeiras jogou num 4-2-3-1 com Endrick e Zé Rafael abertos, Flaco López no comando de ataque e Piquerez aparecendo por dentro. Foto: Reprodução / YouTube / Paulistão
O Palmeiras jogou num 4-2-3-1 com Endrick e Zé Rafael abertos, Flaco López no comando de ataque e Piquerez aparecendo por dentro. Foto: Reprodução / YouTube / Paulistão

O Mirassol, por sua vez, se fechava bem com o recuo do volante Gabriel entre os zagueiros Lucas Gazal e Luiz Otávio formando uma linha de cinco defensores na frente da área. Mas é interessante notar que o gol de Rodrigo Ferreira aos quatorze minutos de jogo não abalou o Palmeiras.

PUBLICIDADE

A equipe seguiu firme no ataque e levou perigo nas combinações de Endrick e Marcos Rocha à direita e Zé Rafael e Piquerez pela esquerda.

O Mirassol se fechava com uma linha de cinco jogadores, mas o Palmeiras levava bastante perigo nas combinações pelos lados do campo. Foto: Reprodução / YouTube / Paulistão
O Mirassol se fechava com uma linha de cinco jogadores, mas o Palmeiras levava bastante perigo nas combinações pelos lados do campo. Foto: Reprodução / YouTube / Paulistão

Apesar do jogo consistente do Verdão, o gol de empate só veio com o oportunismo de Aníbal Moreno na forte jogada de bola aérea da equipe de Abel Ferreira. O 4-2-3-1 funcionou bem e ganhou outra dinâmica com Zé Rafael atuando como um “falso ponta” pelo lado esquerdo.

Ao mesmo tempo, Flaco López se movimentava bastante e Raphael Veiga aproveitava bem esses espaços na intermediária. Apesar dos sustos, o Palmeira fazia bom jogo.

Virada no segundo tempo e ajustes na defesa

A virada veio apenas no segundo tempo com os gols de Raphael Veiga (cobrando penalidade com muita categoria) e Breno Lopes em belo contra-ataque armado por Zé Rafael. Só que nem tudo são flores.

PUBLICIDADE

Embora bastante consistente no ataque, a nova formação acabou expondo demais a última linha. Principalmente às costas de Marcos Rocha e Piquerez, espaços que Aníbal Moreno se desdobrou para cobrir em determinados momentos da partida.

O Palmeiras teve problemas na cobertura dos laterais. Aníbal Moreno ficou sobrecarregado na função em alguns momentos da partida. Foto: Reprodução / YouTube / Paulistão
O Palmeiras teve problemas na cobertura dos laterais. Aníbal Moreno ficou sobrecarregado na função em alguns momentos da partida. Foto: Reprodução / YouTube / Paulistão

Com Breno Lopes e Caio Paulista jogando pelos lados e Gabriel Menino e Richard Ríos mais fixos na proteção da última linha, Zé Rafael foi jogar como um “10” mais próximo de Rony.

Na prática, um 4-4-2 que tinha como objetivo claro retomar a posse da bola o mais rápido possível e administrar o tempo que faltava para o apito final. Boa vitória do Palmeiras diante de um adversário organizado, coeso e bastante consistente.

Zé Rafael foi o "camisa 10" nos minutos finais. Caio Paulista e Breno Lopes ficaram pelos lados e Gabriel Menino se juntou a Richard Ríos. Foto: Reprodução / YouTube / Paulistão
Zé Rafael foi o “camisa 10” nos minutos finais. Caio Paulista e Breno Lopes ficaram pelos lados e Gabriel Menino se juntou a Richard Ríos. Foto: Reprodução / YouTube / Paulistão

A formação utilizada na virada sobre o Mirassol teve pontos positivos e negativos. A equipe ganhou outra dinâmica com Endrick e Zé Rafael nas pontas, mas sofreu com os espaços nas laterais e alguns saltos precipitados de Luan na pressão.

PUBLICIDADE

Mesmo assim, a vitória e a classificação antecipada para as quartas de final devem acalmar um pouco o ambiente e permitir que Abel Ferreira faça novos testes em busca do time ideal para o Palmeiras.

Abel Ferreira reconhece que o time ainda precisa de correções

É interessante notar que o próprio Abel Ferreira reconheceu que o Palmeiras concedeu espaços demais na defesa. A dificuldade que Endrick e Zé Rafael tinham na recomposição resultou em poucas bolas para Flaco López na frente.

Vale destacar que o time só melhorou quando o treinador português corrigiu (em parte) esse problema no segundo tempo com as linhas mais baixas de marcação e uma postura mais voltada para os contra-ataques.

Fato é que a classificação antecipada para as quartas de final traz um pouco de tranquilidade para a equipe. E enquanto espera o retorno de Gustavo Gómez e Mayke, segue a busca pelo time ideal já visando o inicio da Libertadores, do Brasileirão e da Copa do Brasil. O Palmeiras ainda pode crescer demais na temporada. E Abel Ferreira sabe disso.

PUBLICIDADE