Home Futebol Ajax x Aston Villa: tudo sobre o jogo da Europa Conference League 

Ajax x Aston Villa: tudo sobre o jogo da Europa Conference League 

Time holandês precisa se recuperar de uma temporada conturbada e avançar na disputa europeia; crise de lesões afeta ambos times

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Jogadores do Ajax comemoram gol

Jogadores do Ajax comemoram gol em jogo contra o Utrecht (IMAGO / BSR Agency)

Depois de terminar em terceiro no “grupo da morte” da Conference League, o Ajax conseguiu se classificar. O confronto com o Bodø/Glimt pelas últimas 32 vagas ficou marcado na memória dos torcedores por ser um jogo cheio de emoções, com os holandeses anotando dois gols nos acréscimos para empatarem por 2×2 na Amsterdam Arena. Depois, um tento de Kenneth Taylor na prorrogação garantiu o triunfo em território norueguês. 

PUBLICIDADE

O Aston Villa, por sua vez, vem apresentando um bom futebol nesta temporada, com três vitórias consecutivas que contribuíram para que o time abrisse uma vantagem de cinco pontos sobre o Tottenham na Premier League. Essa sequência positiva coloca os Villans em uma posição promissora para concluir uma inesperada classificação entre os quatro primeiros do disputadíssimo Campeonato Inglês. 

Os triunfos recentes ressaltaram o poder ofensivo da equipe, que marcou duas vezes contra o Fulham, balançou as redes quatro vezes diante do Nottingham Forest e garantiu uma emocionante vitória sobre o Luton com três gols marcados. 

PUBLICIDADE

Na Conference League, o clube inglês avançou com facilidade em seu grupo, somando 13 pontos em seis partidas.

Na fase de grupos da Liga Europa, o Ajax encarou uma equipe inglesa, o Brighton, que venceu os holandeses por 2×0 nos dois confrontos. Considerando que o Aston Villa vem realizando uma campanha superior à dos Seagulls nesta temporada, espera-se que o time inglês não enfrente grandes dificuldades para superar o Ajax, que ocupa o 5º lugar no Campeonato Holandês e está mergulhado em uma crise.

Além disso, os Villans marcara 59 gols em 27 partidas do campeonato nacional, além de 12 em seis jogos da fase de grupos da Liga Conferência nesta temporada. 

O técnico Unai Emery tem dado importância ao torneio continental. O treinador espanhol busca aumentar sua coleção de títulos europeus, que conta com quatro troféus. Ollie Watkins tem 16 gols na Premier League, os quais o colocam como segundo maior artilheiro do campeonato, atrás apenas de Haaland, do Manchester City, com 18. 

PUBLICIDADE

Watkins marcou cinco vezes nos últimos três jogos, incluindo dois gols em partidas fora de casa contra Fulham e Luton. Diante de um Ajax que só conseguiu manter um jogo sem sofrer gols nos últimos 17 confrontos, Watkins certamente verá uma boa oportunidade de incrementar sua temporada de artilheiro.

O volante brasileiro Douglas Luiz, apesar de não ser um grande goleador, assumiu mais responsabilidades nessa temporada. O ex-Vasco já balançou as redes nove vezes em 26 partidas como titular na Premier League. O jovem de 25 anos foi incentivado a finalizar mais a gol nesta temporada, com uma média de 1,81 chutes por 90 minutos. 

O Ajax, por sua vez,  tem encontrado dificuldades na defesa, sofrendo 43 gols em 24 partidas da liga e 16 em oito jogos de Europa League e Conference League desta temporada. Um ponto extra a ser considerado é que o time de John van’t Schip levou dez gols de meio-campistas centrais nesta temporada, incluindo os três gols marcados pelo Bødo/Glimt. 

Ajax x Aston Villa e prováveis escalações

Tanto Ajax quanto Aston Villa enfrentam o mesmo problema: alto número de lesões, as quais impactam ambas equipes. No lado holandês, os zagueiros Gaston Avila e Josip Sutalo estão fora por lesão, o que deve resultar na entrada do jovem Ahmetcan Kaplan na linha defensiva ao lado de Devyne Rensch e da promessa de 17 anos Jorrel Hato. 

PUBLICIDADE

O experiente Steven Bergwijn também está no departamento médico, abrindo espaço para que Kenneth Taylor, conhecido pela sua versatilidade, assuma novamente uma posição nas alas. 

Já o Villa se encontra em uma situação crítica na posição de zagueiro, com Diego Carlos, Tyrone Mings e Kortney Hause todos lesionados. Pau Torres, que vem lidando com lesões nas últimas semanas, pode ser escalado para começar a partida de quinta-feira (07). 

O importante meio-campista Boubacar Kamara está fora pelo resto da temporada, assim como Emiliano Buendía. Jhon Duran também está no departamento médico, o que provavelmente dará a Watkins a chance de ser titular novamente. 

Provável escalação do Ajax:

Ramaj; Gooijer, Rensch, Kaplan, Hato, Sosa; Hlynsson, Henderson, Van Den Boomen, Taylor; Brobbey 

PUBLICIDADE

Provável escalação do Aston Villa:

Martinez; Cash, Konsa, Torres, Moreno; Luiz, McGinn; Bailey, Tielemans, Ramsey; Watkins

Retrospecto de Ajax x Aston Villa 

O único encontro entre as equipes em competições europeias ocorreu na fase de grupos da antiga Copa da Uefa, hoje Europa League, de 2008-09, com o Villa vencendo por 2×1 no Villa Park.

O Ajax enfrenta um momento delicado em sua trajetória contra times ingleses em competições europeias. Observa-se um histórico recente de derrotas, sendo que o clube holandês não conseguiu superar os adversários do Reino Unido nas últimas seis disputas pela fase de grupos, bem como foi eliminado em todas as seis últimas fases eliminatórias contra esses adversários. 

A última vez em que o Ajax teve êxito contra uma equipe britânica foi no longínquo primeiro round da Copa da Uefa de 1974-75, quando superou o Stoke City. 

PUBLICIDADE

Já o Aston Villa celebra um avanço significativo em competições europeias de grande porte. Pela primeira vez desde a Copa da Uefa 1997-98, quando a equipe chegou às quartas de final e foi derrotada pelo Atlético de Madrid, o clube conseguiu chegar às oitavas de final de um torneio europeu relevante.