Home Opinião Corinthians evolui com António Oliveira, mas há problemas a serem corrigidos

Corinthians evolui com António Oliveira, mas há problemas a serem corrigidos

Após início caótico com Mano Menezes, técnico português assumiu o Timão e vem conseguindo bons resultados

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)
Corinthians melhora com António Oliveira

Yuri Alberto comemora gol do Corinthians junto a Hugo e Fausto Vera. (Rebeca Reis/Ag. Paulistão)

Há pouco mais de um mês no comando do Corinthians, António Oliveira conseguiu organizar taticamente a equipe e como consequência disso vem obtendo bons resultados. Em oito jogos com o treinador português, o Timão tem cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota, resultando em aproveitamento de 70,8% dos pontos disputados.

PUBLICIDADE

Apesar dos bons números, Oliveira não conseguiu levar o Corinthians às quartas de final do Paulistão. A péssima sequência de cinco derrotas com Mano Menezes e o interino Tiago Kosloski na metade da fase de grupos custaram caro.

No entanto, na Copa do Brasil, já com Oliveira, o Corinthians passou com autoridade por Cianorte (3 a 0) e São Bernardo (2 a 0), ambos os jogos fora de casa.

PUBLICIDADE

Como está eliminado do Paulistão e os confrontos da terceira fase da Copa do Brasil só acontecerão em maio, o Corinthians terá uma intertemporada de três semanas visando o início da Copa Sul-Americana e do Brasileirão. O próximo compromisso será apenas na primeira semana de abril pelo torneio sul-americano, contra rival indefinido.

O elenco corintiano terá três dias de folga e se reapresentará na próxima segunda-feira (18). António Oliveira terá quase três semanas para fazer ajustes e corrigir erros no time.

Durante o período sem jogos oficiais, a equipe vai fazer amistosos. No entanto, há dificuldade em encontrar rivais competitivos.

“É evidente que temos algumas situações encaminhadas, outras não dependem de nós, arranjar adversários a essa altura não será fácil, principalmente do nível competitivo que desejávamos. Vamos ter tempo para poder trabalhar, estarmos mais tempo juntos, com certeza vamos efetuar amistosos, faz parte da nossa preparação para entrarmos novamente na competição. É aproveitar esse período para nos prepararmos da melhor forma para as competições que vêm aí, temos esse compromisso quanto equipe e quanto clube”, comentou António após a vitória sobre o São Bernardo na segunda fase da Copa do Brasil.

PUBLICIDADE

Onde o Corinthians apresentou maior evolução

A grande evolução do Corinthians, de António Oliveira, se deu na criação. Rodrigo Garro trouxe maior criatividade ao meio-campo e força nas jogadas de bola parada. Como consequência disso, Yuri Alberto passou a receber mais bolas na frente, em melhores condições para finalizar. O camisa 9 é o artilheiro da equipe em 2024, com seis gols, cinco deles com o atual treinador.

Onde a equipe precisa melhorar

Mesmo sofrendo menos gols do que com Mano Menezes no comando, o sistema defensivo alvinegro precisa de ajustes. A bola aérea segue sendo uma das principais fragilidades. Embora sejam altos, Félix Torres e Gustavo Henrique ainda sofrem em jogadas deste tipo. O recém-contratado Cacá, que estreou nos minutos finais da vitória contra o São Bernardo, pode se tornar titular na retomada da temporada e qualificar o jogo aéreo.

A marcação pelo lado esquerdo ainda deixa a desejar. Hugo mostrou dificuldades nos encaixes pelo setor. Diego Palacios, que já iniciou a transição física após se recuperar de atroscopia no joelho, deve estar à disposição da comissão técnica para a estreia na Sul-Americana e assim dar mais consistência ao sistema defensivo. O equatoriano se lesionou logo em sua estreia contra o São Bernardo no Paulistão.

PUBLICIDADE

Com o longo período de treinos, o Corinthians tem tudo para se encorpar e fazer uma sequência de temporada digna.

Importante lembrar que muito provavelmente António terá todo elenco à disposição, exceto o meia Ruan Oliveira, o qual se recupera de grave lesão no joelho.