Home Futebol Unai Emery fala sobre jogo do Aston Villa contra Ajax pela Conference League

Unai Emery fala sobre jogo do Aston Villa contra Ajax pela Conference League

Técnico basco acredita que competição europeia “significa prestígio”; clube inglês tem ótimo aproveitamente jogando em casa

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Unai Emey

Unai Emery, técnico do Aston Villa em coletiva de imprensa hoje (IMAGO/PA Images)

Unai Emery, técnico recordista de títulos da Liga Europa, entende a importância de competições europeias como poucos. Quinta-feira, a equipe do Aston Villa, comandada por ele, enfrentará o Ajax na Conference League, em um jogo decisivo.

PUBLICIDADE

Com Unai Emery no comando, o Aston Villa tem um técnico com um histórico notável em competições internacionais. Emery já ganhou a Europa League quatro vezes, sendo três delas pelo Sevilla e uma pelo Villarreal. A conquista da Conference League é um objetivo alcançável para o Aston Villa, mas primeiro eles precisarão superar o Ajax de Amsterdã em jogo desta quinta.

No Villa Park, a expectativa é elevada após o empate sem gols no jogo de ida. Na coletiva de imprensa de hoje, o treinador foi questionado sobre a relevância da Conference League. “Europa significa prestígio. É o caminho para um troféu. A Europa é extremamente importante para os jogadores, para o clube e para mim. Estamos diante de um momento crucial, uma excelente oportunidade para alcançarmos um resultado expressivo nesta competição”, declarou o técnico nascido no País Basco.

PUBLICIDADE

Importância da Premier League

O empenho do Villa na Premier League, onde o clube luta por uma vaga na Champions League, não diminui a atenção dada ao confronto com a equipe de Amsterdã, segundo o site SoccerNews. “Quero transmitir a todos aqui que a Europa é realmente incrível. Adquirir experiência, jogando em diferentes países, absorvendo diversas culturas futebolísticas e estilos, é fantástico. Enfrentar um time como o Ajax também é extraordinário. Esses jogos serão inesquecíveis. Para mim, especificamente, pois foi a primeira vez que estive na Johan Cruyff Arena. Foi uma experiência maravilhosa”, expressou.

“Na minha primeira coletiva de imprensa, eu falei sobre o nosso retorno à Europa e o desejo de realmente fazer algo grandioso aqui. Este é apenas o começo, mas obviamente queremos ser bem-sucedidos desde o início. Amanhã, teremos a nossa primeira oportunidade, pois é a primeira vez que alcançamos a fase mata-mata de um torneio europeu. Estou realmente aproveitando este momento. Amanhã é a chance perfeita para fazermos algo notável”, concluiu Emery.

Villa e a invencibilidade em jogos internacionais em casa

O chocolate que o time de Unai Emery levou no jogo contra o Tottenham pela Premier League esta semana é uma ocorrência atípica no Villa Park. O Aston Villa é reconhecido como um adversário muito difícil de ser batido em seu próprio estádio, fato corroborado pela impressionante campanha de 10 vitórias, 1 empate e 3 derrotas em seu campo na Premier League.

Além disso, a equipe tem se saído de maneira excepcional em competições internacionais, vencendo todos os três jogos da fase de grupos na Conference League. Após uma derrota inicial contra o Legia Varsóvia por 3 a 2, o time inglês agora está há seis partidas internacionais (quatro vitórias e dois empates) sem conhecer derrotas, uma façanha que não se via desde a época de 1977/78, quando eles passaram sete jogos sem perder em competições além-mar.

PUBLICIDADE

A equipe do Aston Villa, para a próxima rodada da Conference League, terá que lidar com a ausência de alguns jogadores essenciais. Tyrone Mings, Boubacar Kamara e Emiliano Buendia estão lesionados e não poderão contribuir para o esforço coletivo, ao passo que Ezri Konsa também está suspenso após receber um cartão vermelho no último jogo do Villa.

No entanto, o time possui jogadores suficientes para preencher essas lacunas sem maiores preocupações. O clube inglês terá que enfrentar a pressão de obter resultados positivos, especialmente por conta das grandes quantias gastas em transferências nos últimos anos. Esses resultados são importantes para ajudar a balancear as finanças e estar em conformidade com as regras do Financial Fair Play.