Home Futebol Duelo na Copa Sul-Americana vale mais do que os três pontos para o Corinthians

Duelo na Copa Sul-Americana vale mais do que os três pontos para o Corinthians

Timão encara o Nacional-PAR em seu retorno à Neo Química Arena precisando dar uma resposta para a Fiel

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.
Fagner durante o empate do Corinthians contra o Racing-URU na Copa Sul-Americana

Fagner durante o empate do Corinthians contra o Racing-URU na Copa Sul-Americana (Conmebol)

Nesta terça-feira (9), o Corinthians fará seu segundo jogo da fase de grupos da Copa Sul-Americana, encarando o Nacional-PAR. A partida acontece mais de um mês após o último compromisso da equipe alvinegra na Neo Química Arena, na vitória por 3 x 2 contra o Santo André, pela 11ª rodada do Paulistão no dia 2 de março deste ano.

PUBLICIDADE

O confronto por si só é importante para que o Timão não se complique na competição. Mas além dos três pontos, o time treinado por António Oliveira precisa da vitória para evitar um princípio de crise alvinegra, por conta de situações dentro e fora de campo.

Veja abaixo o que está em jogo para o Corinthians nesta noite

Seguir vivo na Copa Sul-Americana

Apesar de ser apenas o segundo jogo da fase de grupos, o duelo contra o Nacional-PAR é decisivo para o Corinthians. Isso porque apenas o primeiro colocado de cada grupo avança para a fase de oitavas de final.

PUBLICIDADE

Um tropeço em casa pode fazer o Timão terminar a rodada com cinco pontos de desvantagem para o Argentinos Juniors, que é favorito no duelo contra o Racing-URU e deve chegar aos seis pontos no Grupo F.

Por outro lado, caso confirme seu favoritismo, a equipe alvinegra se recupera do tropeço no Uruguai na primeira rodada, chegará aos quatro pontos e seguirá dependendo apenas de si para terminar a fase de grupos na liderança e seguir na luta pelo inédito título.

Vencer e jogar bem

O Timão está há cinco jogos sem derrota, mas o desempenho no amistoso contra o Londrina e o empate frente o Racing-URU voltaram a preocupar a Fiel, por conta da falta de um futebol convincente nestas duas últimas partidas.

Esse fato faz com que parte da torcida já comece a questionar as decisões de António Oliveira. Contra a equipe uruguaia o treinador foi criticado pelas alterações efetuadas, com o Corinthians cedendo o empate depois de estar com a vitória muito próxima.

PUBLICIDADE

Última chance do 433 no Corinthians?

O Timão teve um tempo considerável de treinos após a eliminação no Paulistão, porém no amistoso contra o Londrina e no empate frente o Racing-URU, António Oliveira não trouxe alternativas na formação tática.

O treinador inclusive optou por jogar as duas partidas acima com um ataque formado com Yuri Alberto, atuando aberto pela direita, Pedro Raul centralizado e Wesley. Só que nos dois jogos a produção ofensiva esteve longe de convencer.

O esquema também complicou Garro, que não brilhou nos compromissos citados, parte disso pela ausência de Maycon, que inclusive será desfalque para o jogo da Copa Sul-Americana.

Atletas do Timão pressionados

O desempenho alvinegro abaixo do esperado na temporada faz com que a torcida esteja insatisfeita com diversos jogadores do atual elenco.

PUBLICIDADE

Cássio e Fagner são dois deles. Cobrados pela torcida a cada tropeço, os veteranos do Timão deixaram de ser unanimidade para a Fiel há tempos. Inclusive uma parcela considerável de torcedores defende que ambos deveriam ser reservas, com Carlos Miguel e Matheus França sendo os titulares.

Na lateral-esquerda, sem Diego Palacios, a opção de António Oliveira vem sendo por Hugo, que é outro jogador criticado pelos torcedores.

Provável titular para o duelo desta noite, Fausto Vera é outro atleta que vive uma má fase, estando longe de repetir suas atuações de quando chegou ao Corinthians em 2022.

Por fim, fechando a lista, Breno Bidon e Pedro Raul, que devem iniciar no banco de reservas, também sofrem com críticas da Fiel.

PUBLICIDADE

Pressão para Augusto Melo

A partida contra o Racing-URU terá um reencontro do Corinthians com sua torcida em meio a uma insatisfação da torcida com as decisões do atual presidente alvinegro em relação à Neo Química Arena.

A decisão de alugar seu estádio para o Santos gerou uma repercussão negativa, principalmente por conta do valor que o Timão arrecadou, considerado baixo para boa parte da Fiel. Vale citar que a partida entre o Peixe e Red Bull Bragantino marcou o recorde de público no estádio alvinegro em 2024, com 44.804 mil pessoas presentes.

O outro ponto diz respeito ao valor dos ingressos para o jogo desta noite. A direção do clube aumentou de forma considerável os valores e a expectativa é que o confronto da Copa Sul-Americana tenha a pior presença de público do Corinthians no ano.