Home Futebol Flamengo, Palmeiras e mais: Brasileirão Série A terá nove campeões estaduais

Flamengo, Palmeiras e mais: Brasileirão Série A terá nove campeões estaduais

Primeira divisão do Campeonato Brasileiro começa no próximo final de semana com Rubro-Negro, Verdão, Galo e outros clubes já somando título na temporada

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um dos editores do Torcedores.com. Com passe negociado junto à equipe ao final da temporada 2022, segue acumulando experiência e contribuindo para o time conquistar taças. Sempre atento aos assuntos futebolísitcos e os desdobramentos que vão além das quatro linhas.
Flamengo campeão Cariocão

Flamengo conquistou o Cariocão e será um dos campeões estaduais no Brasileirão Série A 2024. (Créditos: Buda Mendes/Getty Images)

No último domingo (7), Flamengo, Palmeiras, Atlético-GO, Atlético-MG e Vitória foram os mais recentes campeões estaduais no futebol brasileiro. O quarteto se junta a outros quatro clubes do Brasileirão Série A que ergueram as taças dos torneios de seus estados: Athletico-PR, Criciúma, Cuiabá e Grêmio.

PUBLICIDADE

Desta maneira, nove dos 20 clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro são os atuais campeões estaduais, sendo que a lista não pode mais ser alterada já que todos encerraram as competições. Confira abaixo como foram os títulos conquistados por Rubro-Negro, Verdão e demais times.

Flamengo, Palmeiras os demais times do Brasileirão Série A campeões por estado

Seguindo por ordem alfabética e da tabela antes do início do Campeonato Brasileiro, o Athletico-PR encarou o Maringá na decisão do Paranaense. Diante da equipe da Série D, o Furacão não teve problemas e venceu os dois jogos. No primeiro, triunfo por 1 a 0, enquanto o segundo foi um atropelo pro 3 a 0.

PUBLICIDADE

Em seguida, o Atlético-GO, que derrotou o Vila Nova na final do Campeonato Goiano. De volta ao Brasileirão Série A, o Dragão bateu o rival por 2 a 0 no primeiro encontro e 3 a 1 no duelo de volta.

Já o Atlético-MG teve uma boa dose de emoção para conquistar o Campeonato Mineiro. O Galo sofreu um dolorido empate em 2 a 2 com o Cruzeiro na primeira final. No jogo de volta, só com cruzeirenses no Mineirão, o Alvinegro buscou a virada por 3 a 1 para chegar ao Campeonato Brasileiro com um título na bagagem.

Outra equipe que volta a disputar o Brasileirão Série A, o Criciúma levou a melhor diante do Brusque e ficou com a taça do Campeonato Catarinense. O Tigrão contou com a vantagem de ter vencido o primeiro duelo por 2 a 1 para empatar o segundo em 1 a 1 e ser campeão de Santa Catarina.

No Mato Grosso, o Cuiabá segue sobrando. O Dourado, que vem de campanhas interessantes no Campeonato Brasileiro, derrotou o União Rondonópolis nas duas finais, ambas por 1 a 0.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, no Cariocão, o Flamengo demonstrou por que é apontado como um dos favoritos ao título do Brasileirão Série A. O Rubro-Negro não tomou conhecimento do Nova Iguaçu e emplacou duas vitórias, a primeira por 3 a 0 e a segunda por 1 a 0. Assim, o clube da Gávea foi campeão invicto e levando apenas um gol na competição.

Outro clube que teve grande desempenho no Campeonato Brasileiro de 2023, o Grêmio manteve sua hegemonia no Rio Grande do Sul e conquistou seu heptacampeonato no Gauchão. O Tricolor empatou o primeiro jogo com o Juventude em 0 a 0, mas na partida de volta aplicou uma virada por 3 a 1 e ficou com a taça.

O atual campeão do Brasileirão Série A, Palmeiras, buscou uma remotada contra o Santos na final do Paulistão. O Verdão saiur derrotado por 1 a 0 no primeiro jogo, mas contou com a força do Allianz Parque para vencer por 2 a 0 na volta e conquistar o tricampeonato no estado de São Paulo.

Por fim, o Vitória foi mais uma equipe que fez valer o placar da primeira final. Encarando o grande rival Bahia, o Leão da Ilha ficou no empate em 1 a 1 após vencer o jogo de ida por 3 a 2 e encerrou jejum no Campeonato Baiano.

PUBLICIDADE