Home Futebol John Textor aborda polêmica entre Botafogo x Palmeiras e acusa jogadores do SPFC

John Textor aborda polêmica entre Botafogo x Palmeiras e acusa jogadores do SPFC

Gestor questionou o resultado de dois jogos do Verdão; relatório não mencionou o nome dos envolvidos

Bruno Bravo Duarte
Jornalista e editor com atuação nos portais Torcedores.com e Naspistas.com. Teve passagens por Euqueroinvestir.com, Jornal Povo, Niterói TV, Jornal A Orla e Jornal do Rock. Apaixonado por futebol e automobilismo, torcedor do América-RJ, tifosi de carteirinha e Youtuber nas horas vagas.
John Textor - Botafogo

Gestor acusou cinco jogadores do SPFC (Wagner Meier/Getty Images)

O presidente da SAF do Botafogo, John Textor, voltou a abordar a polêmica entre o Botafogo e o Palmeiras na reta final do Brasileirão 2023. Desta vez, o gestor afirmou que o Verdão foi beneficiado e que cinco jogadores do São Paulo estariam envolvidos em uma manipulação de resultados.

PUBLICIDADE

Na ocasião, o Tricolor do Morumbis foi derrotado pelo Palmeiras por 5 a 0. A revelação do norte-americano não agradou a diretoria do São Paulo, que anunciou que irá mover uma ação criminal contra Textor.

“O São Paulo Futebol Clube tomou conhecimento e repudia veementemente as graves e infundadas acusações de participação de atletas do elenco tricolor em manipulação de resultado feitas pelo dono da SAF Botafogo. Tal afirmação sem nenhum vestígio de prova ataca a idoneidade de jogadores do elenco profissional masculino e a lisura da instituição São Paulo FC em seus 94 anos de história. O clube já acionou seu departamento jurídico, que estudará e tomará as medidas cabíveis na esfera legal”, compartilhou o SPFC em seu “X”, antigo twitter.

PUBLICIDADE

O questionamento do gestor foi compilado em uma nota no seu site oficial. Na publicação, Textor alega manipulação em relatórios elaborados por inteligência artificial. O norte-americano questionou o resultado de dois jogos do Palmeiras, mas ainda não apresentou provas concretas para defender o seu argumento.

As partidas em questão seriam as vitórias sobre o Fortaleza por 4 a 0 e o triunfo diante do Tricolor por 5 a 0. Segundo Textor, um grupo de profissionais atuam na investigação, o que inclui também o uso da inteligência artificial.

“Já tomei providências para fornecer a um procurador provas abrangentes relativas a esses jogos citados e a outros. Há provas de uma sequência de manipulações que devastou o campeonato de 2023. Além dos maus atores em campo (geralmente jogadores), também estou preparado para demonstrar combinações entre árbitro de campo e árbitro de vídeo que claramente participaram de manipulação de jogos, com erros graves de arbitragem para garantir o resultado manipulado”, relatou o norte-americano.

PUBLICIDADE

Nota de John Textor

“A vitória por 5 a 0 do Palmeiras, que foi o começo de uma virada aparentemente impossível (e agora histórica) sobre uma equipe do Botafogo que tinha o recorde de pontos do primeiro turno do Brasileirão, após 14 vitórias em 17 jogos, foi manipulada.

O jogo entre Palmeiras e São Paulo em outubro de 2023 foi, de acordo com especialistas e inteligência artificial, manipulado por pelo menos cinco jogadores do São Paulo. Sete jogadores mostraram desvios anormais em situações cruciais de gols, mas apenas cinco ultrapassaram limites que deixam clara e convincente a manipulação. É preciso deixar claro que a prova não estabelece motivos, e também não sugere que nenhum clube foi responsável pela manipulação além dos jogadores identificados.

O relatório match-fix nível II, que prova, após conclusão do match-fix nível III, manipulação da partida em Palmeiras x São Paulo foi enviado ao STJD no fim de 2023, mas o STJD teve uma decisão clara de não investigar mais a fundo. Nomes dos acusados são, e sempre deverão ser, omitidos e não mostrados à justiça desportiva. Essas provas devem ser apresentadas apenas para procuradores e investigadores governamentais. Eu não tenho intenção de prejudicar os acusados antes de eles conseguirem se proteger.”

PUBLICIDADE