Home Futebol Vinícius Júnior e mais: veja os jogadores brasileiros em Real Madrid x Barcelona na La Liga

Vinícius Júnior e mais: veja os jogadores brasileiros em Real Madrid x Barcelona na La Liga

A partida pela que pode deixar o Real em um posição muito próxima da conquista do campeonato marca o embate entre brasileiros por ambas as equipes

Rogério Guimarães
Geógrafo de formação, trabalho com edição e conteúdo textual desde 2008, quando ingressei no universo dos materiais da área educacional. No segmento editorial, já publiquei conteúdo que vão de manual de máquinas a livros de poesia. Sou aficionado por notícias e tudo que esteja ligado ao conhecimento.
Vinícius Junior, atacante do Real Madrid

Vinicius Junior, do Real Madrid, faz malabarismo com a bola durante o aquecimento antes do jogo da UEFA Champions League contra o Braga (David Ramos/Getty Images)

Real Madrid e Barcelona se enfrentam hoje (21) às 16h (de Brasília) no mítico Estádio Santiago Bernabéu em mais uma partida que marca uma das maiores rivalidades do futebol mundial. E sempre que esse dos gigantes medem forças, sempre há no mínimo um jogador brasileiro em cada equipe.

PUBLICIDADE

Do lado do time madrilenho já brilharam craques do quilate de Evaristo de Macedo, Ricardo Rocha, Júlio Baptista, Sávio, Marcelo, Roberto Carlos e tantos outros. Os dois últimos atingiram as marcas de 546 e 527 jogos respectivamente.

Quando o assunto é Barcelona, Evaristo de Macedo surge novamente, pois realizou a façanha de ser ídolo nos dois times. Mas logo em seguida não se pode esquecer de Roberto Dinamite, Romário, Ronaldo Fenômeno, Giovanni, Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

PUBLICIDADE

Temporada atual do Real Madrid

O time de Carlo Ancelotti tem três brasileiros que estão longe de serem atletas para compor elenco: o atacante Vinícius Júnior, o ponta/atacante Rodrygo e o zagueiro Éder Militão.

Vinícius Júnior é hoje um dos, senão o maior destaque brasileiro no futebol europeu. Dono de grande força física e talento apurado nos dribles, o cria do Ninho do Urubu saiu do Flamengo em 2018 para o time principal do Real Madrid como grande promessa.

O começo foi difícil, pois não é fácil começar em uma equipe que reúne a nata do futebol mundial. Contudo, Vini Jr soube aproveitar as chances e o acesso à tecnologia de ponta em preparação física para se tornar um atleta world class.

Infelizmente, parte de seu destaque nas mídias espanhola e global se dá pelas recorrentes agressões racistas vinda de torcedores dentro e fora do campo. Vini Jr. incrivelmente se mantém forte e resiliente como símbolo da luta contra o racismo.

PUBLICIDADE

Natural de Osasco, e torcedor do Santos, Rodrygo começou sua carreira nas categorias de base do seu time de coração e não demorou para que seu grande talento chamasse a atenção de empresários europeus.

Assim como Vinicius Junior, Rodrygo saiu do clube formador no Brasil para se tornar um dos principais jogadores do plantel madrilenho e peça chave nos esquemas táticos de Carlo Ancelotti, tanto que soma 292 jogos com a camisa blanca.

Éder Militão é um nome que ainda deixa os torcedores do São Paulo com saudades. Cria do CT de Cotia, o zagueiro deixou o Tricolor em 2018 para uma temporada no Porto e de lá foi só questão de tempo para ser contratado pelo Real em 2019 e fazer história pelo time ao lado de grandes craques.

Com 250 jogos disputados pelo Real Madrid, Éder Militão retornou aos campos agora no mês de março após grave lesão no joelho esquerdo que o tirou da equipe por sete meses.

PUBLICIDADE

Temporada atual do Barcelona

O Barcelona não tem o mesmo brilho da época do trio MSN (Messi, Suárez e Neymar), parte pelo imenso poderio financeiro do Real Madrid, parte pela crise institucional e de denúncias de corrupção que assolaram as gestões de Josep María Bartomeu e Sandro Rosell.

Hoje são dois os brasileiros que brilham com a camisa blaugrana: o atacante/ponta Raphinha e o centroavante Vítor Roque. Dono de grande talento e velocidade, o porto-alegrense Raphinha iniciou sua trajetória nas categorias de base do Avaí, de Santa Catarina e foi mais um que saiu rapidamente para o futebol europeu. Com passagens por Vitória, Sporting, Rennes e Leeds, o atacante viu no Barcelona a chance de aparecer como um jogador de alto nível técnico, tanto é que já soma 82 partidas pelo time.

O mineiro Vitor Roque saiu das categorias de base de América-MG e Cruzeiro para o time principal Celeste e de lá para o Atlético-PR, onde fez carreira de destaque. Ao receber uma proposta de compra do Barcelona, o Furacão não pensou duas vezes e negociou o atleta por 74 milhões de euros (R$ 396 milhões), valor superior ao que o Real Madrid pagou por Endrick.