Home Extra Porto bate Sporting na prorrogação e vence a Taça de Portugal

Porto bate Sporting na prorrogação e vence a Taça de Portugal

Duelo entre grandes clubes decide a segunda maior competição nacional após o campeonato português

Rogério Guimarães
Rogério Guimarães é editor e redator que atua há mais de dez anos com conteúdos web e impresso de vários segmentos. Formado em Geografia pela USP, Universidade de São Paulo, já trabalhou para agências de publicidade e editoras de material didáticos e técnicos, como FTD, Moderna, Sesi, Senai, Senac entre outras. Atualmente no Torcedores.com.
Porto X Sporting decidem a Taça de Portugal

Jeremiah St. Juste, do Sporting, e o avançado português Francisco Conceição do Porto em ação durante a final da Taça de Portugal Porto vs Sporting (Alexandre de Sousa/Alamy Live New)

O Porto venceu o Sporting por 2 X 1 e conseguiu o tricampeonato da Taça de Portugal em partida eletrizante realizada no Estádio Nacional, em Oeiras. No primeiro tempo, o Porto começou firme com investidas de Evanilson, que logo ao primeiro minuto quase marcou em lance de choque com o goleiro Diogo Pinto. O atacante pediu pênalti, mas o juiz mandou seguir.

PUBLICIDADE

O Sporting respondeu com o zagueiro St Juste, que chutou de fora da área para a defesa de Diogo Costa. Logo aos 11 minutos, Evanilson tentou na sequência, mas a defesa do time de Lisboa cortou.

Parecia que o Porto iria impor seu ritmo de jogo, mas quem abriu o placar foi o Sporting, que marcou aos 19 minutos com St. Juste, que cabeceou após cobrança de escanteio de Pedro Gonçalves.

PUBLICIDADE

Como reflexo do equilíbrio da partida, o Porto não demorou para empatar a partida. Após trapalhada do zagueiro Catamo, que errou o corte da jogada, Evanílson aproveita o frente a frente com o goleiro Diogo Pinto para empatar. Tudo igual no Estádio Nacional.

Aos 28 minutos, o juiz marcou pênalti para o Porto após o zagueiro St. Juste derrubar Galeno na entrada da área. Contudo, após análise, o VAR entendeu que a falta foi fora e o penal foi transformado em falta.

PUBLICIDADE

Na cobrança, Francisco Conceição bate forte e rente à trave, desperdiçando a oportunidade. No lance do suposto pênalti, a expulsão do zagueiro St. Juste foi mantida mesmo após revisão do lance.

O retorno para o segundo tempo foi marcado pelo equilíbrio da partida, com investidas alternadas entre as equipes. O nome mais presente na partida é o de Francisco Conceição, do Porto, que tem feito jogadas importantes em busca da virada.

O jogo continuou muito disputado, mas sem lances que pudessem decidir o resultado no tempo normal, o que naturalmente levou à prorrogação.

E foi no tempo estendido que saiu o gol salvador do título do Porto: aos seis minutos, o goleiro Diogo Pinto saiu para cortar lançamento, mas derrubou Evanilson. O juiz marcou pênalti para a equipe do norte de Portugal. Após reclamação, o técnico do Porto, Sérgio Conceição levou cartão vermelho. Na cobrança, Taremi bate rasteiro sem chances para o goleirão e muda o rumo da partida.

PUBLICIDADE

A partida continuou dramática, com investidas do Sporting tentando as penalidades, mas não deu: o Porto sagrou-se campeão da Taça de Portugal

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial