Jair Ventura, ex-técnico do Atlético-GO (Ingryd Oliveira/ACG)
A 10ª rodada do Brasileirão terminou com a demissão de mais dois treinadores. Álvaro Pacheco foi desligado do Vasco enquanto Jair Ventura não é mais técnico do Atlético-GO. Eles se juntam a Ramon Díaz (Vasco), Léo Condé (Vitória) e Tiago Carpini (São Paulo), que foram desligados dos clubes desde que a competição foi iniciada.
Isso faz com que o Campeonato Brasileiro tenha uma média de uma demissão a cada duas rodadas, inferior ao que foi registrado em outras edições do torneio, mas que já liga o sinal de alerta para diversas equipes.
Importante citar que Pacheco foi demitido com apenas quatro jogos no comando da equipe vascaína, ou seja, com pouco tempo de trabalho no clube.
Confira todas a demissões do Brasileirão Série A 2024 (entre aqueles que iniciaram a competição empregados ou assumiram ao longo do campeonato)
- Atlético-GO – Jair Ventura
- São Paulo – Tiago Carpini
- Vasco – Álvaro Pacheco e Ramon Díaz
- Vitória – Léo Condé
Volta de treinadores
O mercado da bola em relação a técnicos no Brasil vem se mostrando complicado nos últimos anos. Sempre que um treinador está ameaçado de demissão, o torcedor se pergunta “demite, mas quem vem para seu lugar?”.
Isso fica evidente quando percebemos as escolhas de novos comandantes. O Vitória apostou em Tiago Carpini, que apesar de não ter se destacado no São Paulo, teve destaque em 2023 no Água Santa e Juventude.
Já no Vasco, por conta da falta de opções de qualidade, é cogitado o retorno de Ramon Díaz, que foi demitido no dia 28 de abril
A exceção na lista é do SPFC , que apostou em Luis Francisco Zubeldía, alvo do Tricolor em outras ocasiões.
Técnicos ameaçados pela demissão no Campeonato Brasileiro
A 11ª rodada do Brasileirão acontece no próximo fim de semana e dois treinadores podem ver seus ciclos se encerrarem. António Oliveira no Corinthians e Fernando Diniz no Fluminense podem ser demitidos em caso de derrotas para o Athletico Paranaense e Flamengo, respectivamente.
Tanto o Timão como o Flu venceram apenas um jogo no Campeonato Brasileiro até o momento e as críticas aos trabalhos de ambos aumentaram após os tropeços no meio de semana.
Leia também:
Felipão, ex-Atlético Mineiro e Grêmio, ganha força para assumir gigante do Brasileirão, no Somos Fanáticos.

