Home Futebol Eurocopa pode diminuir favoritismo de Vinicius Junior no Bola de Ouro; entenda

Eurocopa pode diminuir favoritismo de Vinicius Junior no Bola de Ouro; entenda

Última edição da competição europeia de seleções impulsou candidatos ao prêmio e pode complicar a brasileiro

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.
Vinícius Júnior

Vinicius Júnior em jogo da seleção brasileira. (Créditos: Omar Vega/Getty Images)

Vinícius Júnior terminou a temporada pelo Real Madrid como o grande favorito ao prêmio Bola de Ouro, concedido ao melhor jogador do mundo no ano. No entanto, o atacante tem a desvantagem de 2024 ser ano de Eurocopa, torneio que reúne as principais seleções da Europa e pode modificar o cenário da disputa.

PUBLICIDADE

Assim, há chances de a Eurocopa fazer com que Vinícius Júnior tenha concorrência mais acirrada por parte de Mbappé, Harry Kane, Phil Foden, Tony Kroos e Bellingham, essas dois últimos seus companheiros no Real Madrid.

A ameaça a Vinícius Júnior não seria injustificada, já que a última edição ajudou a impulsionar candaditos ao Bola de Ouro daquele ano. Em 2021, a Eurocopa terminou com Jorginho na terceira colocação, após título do Chelsea na Champions League e conquista da Itália no torneio de seleções.

PUBLICIDADE

Harry Kane, Bellingham e mais concorrentes que podem se aproximar de Vinícius Júnior na disputa do Bola de Ouro com a Eurocopa

Uma eventual conquista do torneio de seleções seria um grande acréscimo a algumas candidaturas na briga com o brasileiro pelo prêmio de melhor do mundo. Apenas na seleção da Inglaterra, são três candidatos: Phil Foden, Harry Kane e Jude Bellingham.

O meio-atacante do Manchester City foi o grande destaque da equipe de Guardiola na temporada, que terminou com a conquista da Premier League. Na temporada, Foden somou 53 jogos, 27 gols e 13 assistências. Então, um destaque na Eurocopa pode impulsar o nome do inglês para o Bola de Ouro.

No caso de Harry Kane, o desempenho coletivo não pesa a favor do centroavante. Isso porque o Bayern de Munique terminou a temporada sem títulos e decepcionou. No entanto, Kane somou 44 gols em 45 jogos pelos bávaros, além de servir com 12 assistências. Um título da Eurocopa seria determinante para fortalecer o centroavante.

O English Team na Eurocopa ainda tem uma das maiores ameaças ao favoritismo de Vinícius Júnior na disputa do Bola de Ouro.

PUBLICIDADE

Jude Bellingham, uma das estrelas da seleção inglesa também é companheiro de Real Madrid, então compartilha das mesmas conquistas coletivas. O meio-campista, que soma 23 gols e 13 assistências em 42 jogos na temporada pelos Blancos, já foi o autor do gol da vitória da Inglaterra na estreia da Eurocopa.

Outro colega de Real Madrid que pode complicar Vini Jr. no prêmio Bola de Ouro é Tony Kroos. O veterano alemão anunciou sua aposentadoria no clube merengue em alta e retornou à seleção alemã, que busca redenção após campanhas decepcionantes nos últimos anos.

Por fim, a última ameaça a Vinícius Júnior no prêmio de melhor do mundo é Kylian Mbappé, astro da seleção francesa. O atacante teve sua temporada mais goleadora pelo PSG, com 44 gols e 10 assistências em 48 jogos. Porém, o camisa 10 sofreu fratura no nariz logo na estreia da Eurocopa e tem participação ameaçada no torneio.

PUBLICIDADE

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial