Taça da Eurocopa 2024 em turnê pela Alemanha antes do início da competição. (Créditos: Sven Beyrich/Sport Press Photo via Credit: Zuma Press/Alamy Live News)
A Eurocopa 2024 inicia nesta sexta-feira (14), com grandes estrelas nos elencos e seleções prontas para marcar história. Os olhares do futebol permanecem atentos. Na opinião de Praetzel, há várias equipes que podem competir pelo título, mas crava França como favorita à conquista continental.
A França, que foi campeã do mundo em 2018, continua com um elenco integrado e em destaque nos seus respectivos clubes. Além disso, a seleção francesa foi vice-campeã no último Mundial em eliminação dramática nos pênaltis e busca continuar conquistando títulos com seu plantel. Na Eurocopa de 2020, a equipe foi eliminada nas oitavas de final e conta com Mbappé, que viveu sua temporada mais artilheira como protagonista para a competição.
França conta com trabalho importante há anos
Em programa Primeiro Tempo, os comentaristas esportivos Maurício Barros e Alexandre Praetzel analisaram o início da Eurocopa 2024. Entre os comentários, as declarações de Toni Kroos sobre a esperança de levantar um último título na carreira com a Alemanha no torneio continental em partida disputada em casa.
Porém, na opinião de Praetzel, os locais não são favoritos e explica: “Alemanha é favorita? Para mim não, para mim, a favorita é a França num primeiro escalão. Portugal eu coloco como time que pode sim (…) A Inglaterra é o México europeu, joga como nunca e perde como sempre, está na hora de ganhar. Tem elenco para isso, tem treinador”.
A Alemanha iniciará a procura pelo título na sexta-feira (14), como rivais no seu grupo estão: Escócia, Hungria e Suíça. Por outro lado, a França está no Grupo D da competição e enfrentará inicialmente Polônia, Holanda e Áustria. Já Portugal busca repetir a conquista continental de 2016 e está no mesmo grupo que Turquia, Geórgia e República Tcheca.

