A seleção brasileira feminina irá disputar uma final olímpica pela terceira vez da história. A marca é muito importante, já que o Brasil só está atrás dos Estados Unidos, que chegam a sua sexta decisão desde que a modalidade entrou na lista de disputas das Olimpíadas em 1996.
O Brasil chegou na luta pelo ouro olímpico nas competições disputadas em 2004 e 2008 e agora em 2024 busca a inédita conquista dourada, que bateu na trave nas duas edições citadas, coincidentemente contra as rivais deste sábado (10).
Outro fato interessante nos Jogos Olímpicos é que nas finais citadas acima, a decisão da medalha de ouro aconteceu apenas na prorrogação.
“Ajuda” norte-americana para o Brasil em Paris
Um fato curioso é de que a seleção dos Estados Unidos teve uma participação importante na campanha brasileira nas Olímpiadas. Isso porque as norte-americanas venceram a Austrália na última rodada da fase de grupos pelo placar de 2 x 0.
Esse resultado garantiu a passagem do Brasil para a fase de quartas de final, como um dos melhores terceiros colocados, depois de uma campanha ruim no início da competição, onde após vencer a Nigéria por 1 x 0, o time treinado por Arthur Elias perdeu de virada para o Japão pelo placar de 2 x 1 e foi superado pela Espanha por 2 x 0.
Marcas do futebol feminino nas Olimpíadas
A modalidade entrou na lista de esportes olímpicos na edição de 1996, em Atlanta, com os Estados Unidos superando a China pelo placar de 2 x 1.
As norte-americanas têm a melhor campanha nos jogos, com quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Alemanha, Canadá e Noruega chegaram em apenas uma final na história das Olímpiadas, mas subindo ao lugar mais alto do pódio. As alemãs ainda tiveram três medalhas de bronze, com as canadenses ficando em 3º lugar em duas oportunidades. Já as norueguesas contam um bronze além do ouro citado.
Com no mínimo a prata garantida, as brasileiras irão superar a Suécia, que disputou duas finais e em ambas ficou com a parta.
Fechando a lista do quadro de medalhas do futebol feminino nos Jogos Olímpicos temos China e Japão. Cada seleção asiática chegou à final olímpica em uma oportunidade, ficando com a medalha de prata, ambas em decisões contra os Estados Unidos nas Olimpíadas.
Retrospecto e favoritismo norte-americano
Os Estados Unidos chegaram em cinco finais seguidas dos Jogos Olímpicos, entre 1996 e 2012, com a única derrota acontecendo em Sidney para a Noruega, pelo placar de 3 x 2.
Um fato interessante é que exceto nas decisões contra China e Japão, as partidas das norte-americanas foram decididas apenas na prorrogação. Duas delas foram contra o Brasil, além da derrota citada acima para as norueguesas nas Olimpíadas.