Home Futebol Jairzinho faz revelação sobre histórico Botafogo x Palmeiras pela Libertadores

Jairzinho faz revelação sobre histórico Botafogo x Palmeiras pela Libertadores

Campeão mundial pela seleção brasileira foi carrasco do Verdão em jogo pela competição continental nos anos 1970

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Jairzinho em ação pelo Botafogo nos anos 1970 (Divulgação / X / Botafogo)

Jairzinho revelou que, em 1973, quando marcou o gol do Botafogo que eliminou o Palmeiras da Copa Libertadores da América daquele ano, fez a promessa de “meter gol” no Alviverde em provocação ao ex-goleiro Emerson Leão.

PUBLICIDADE

O Furacão do Tri, campeão mundial pelo Brasil em 1970, explicou em entrevista ao Ge sua conversa com o então arqueiro do Alviverde.

“Eu estava dizendo para ele ‘você lembra que eu te falei que ia meter gol e ia ganhar de você?’ Eu falei para ele, que no Rio ia meter gol e ganhar dele. Não deu outra. Fiz um golaço”, relembrou Jairzinho, que seguiu:

PUBLICIDADE

“O Leão tinha uma personalidade forte, ele falou algumas coisas que não me agradaram e eu respondi. Respondi com gols, que é melhor ainda.”

O confronto de 1973 se resolveu somente após decisão na terceira partida, já que cada time venceu um duelo. O ex-atacante, entretanto, resolveu o jogo final e tirou o time paulista da competição continental.

“Tinha essa carga. O primeiro jogo foi 2 a 0 Botafogo, o segundo 3 a 2 Palmeiras. Aí teve o jogo extra, com essa carga, a pressão de ter perdido o título dois meses antes”, destacou Jairzinho, que comparou momento com a atual rivalidade entre Botafogo e Palmeiras.

“Essa pressão está igual a hoje, que vai jogar tentando tirar o Palmeiras da Libertadores com o peso de ter perdido o título Brasileiro.”

PUBLICIDADE

Jairzinho foi carrasco do Palmeiras

O Botafogo venceu o Palmeiras no dia 29 de março de 1973, no Maracanã, para mais de 88 mil torcedores presentes no estádio. Os gols da partida foram de Ademir da Guia, para o Alviverde, e de Luís Pereira (contra) e Jairzinho, que classificou o Glorioso e eliminou a equipe paulista.

Better Collective