Beatriz Souza conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil (David Ramos/Getty Images)
Nesta sexta-feira (02), o Brasil subiu no degrau mais alto do pódio nas Olimpíadas de Paris. A conquista foi da judoca Beatriz Souza, que faturou a medalha de ouro ao derrotar a israelense Raz Herkshko na final da categoia acima de 78 kgs.
O basquete e o vôlei masculino também tiveram resultados expressivos ao longo do dia. Já Hugo Calderano, do tênis de mesa, disputará o bronze após ser derrotado pelo sueco Truls Moregard por 4 sets a 2.
O dia do Brasil nas Olimpíadas
Atletismo: O atletismo brasileiro garantiu o recorde no salto em altura com Valdileia Martins, que registrou a marca de 1,92m. Com o resultado a atleta garantiu a sua vaga na final da competição.
Já Vitória Rosa e Ana Carolina Azevedo se esforçaram, mas não conseguiram a classificação para a semifinal dos 100m rasos. O país também sofreu com a eliminação de Gabirele Santos, que fechou o salto triplo na vigésima sexta posição.
Por fim, Andressa de Morais e Izabela Silva foram eliminadas no lançamento de disco, Flávia Lima não conquistou uma vaga nos 800m feminino, Wellington Morais foi desclassificado por queimar no arremesso de peso masculino e Fernando Balotelli ficou com a décima sétima colocação do 400m.
Judô: Rafael Silva, da categoria acima dos 100kg, foi derrotado por Ushangi Koukari, do Afeganistão, em sua estreia. Já Beatriz Souza venceu Raz Hershko, conquistando o primeiro ouro nos jogos olímpicos de Paris.
Tiro com arco: O Brasil foi eliminado nas duplas mistas com Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano. Os dois caíram nas oitavas de final da competição.
Basquete masculino: O Brasil avançou ao mata-mata do basquete após derrotar o Japão por 102 a 84. A equipe verde e amarela pode ter os Estados Unidos como adversário nas quartas de final dos Jogos Olimpícos.
Natação – Kayki Mora não conquistou uma vaga na decisão dos 100m borboleta masculino e Mafê ficou no décimo posto dos 800 livre feminino. Ela também não avançou à decisão.
O Brasil também entrou na piscina com Gabrielle Roncatto, Stephanie Balduccini, Guilherme Basseto e Nicolas Albiero. O time ficou na oitava colocação no revezamento 4×100 misto.
Ginástica de trampolim: Rayan Dutra conseguiu o melhor resultado do Brasil ao conquistar a nota 56.370 na modalidade. O atleta não se classificou para a final.
Vôlei masculino: A seleção brasileira de vôlei masculino garantiu uma vaga nas quartas de final do torneio ao derrotar o Egito por 3 sets a 0 (25/11, 25/13 e 25/16).
Tênis de mesa: Hugo Calderano foi derrotado pelo sueco Truls Moregard por 4 a 2 (12/10, 17/15, 7/11, 11/7, 10/12 e 11/8), Com o revés, o brasileiro disputará o bronze olímpico contra o francês Felix Lebrun.
Canoagem slalom: Pepê Gonçalves conquistou o segundo melhor tempo no caiaque extremo. O bom desempenho do brasileiro garantiu a sua permanência na prova. Ana Sátila fechou na quinta colocação entre as mulheres.
Boxe: Juciele Romeu avançou às quartas de final do peso pena (até 57 kg) com uma vitória sobre a norte-americana Alyssa Mendoza. No time masculino, até 81kg, Wanderlei Pereira se despediu das Olimpíadas ao ser derrotado pelo ucraniano Oleksandr Khyzhniak.
Vela: Martine Grael e Kahena Kunze foram eliminas na oitava colocação da 49erFX. Gabriela Kidd conquistou o décimo posto com 21 pontos no Ilca6, Henrique Haddad e Isabel Swan seguem na décima posição no dhingy misto e Bruno Fontes é o vigésimo nono do Ilca7.
Vôlei de praia: a rodada do vôlei de praia trouxe grandes emoções para os torcedores brasileiros. Carol Solberg e Bárbara Seixas venceram as holandesas Stam e Schoop por 2 sets a 1 (16/21, 21/17 e 19/17). Entre os hmens, Arthur e Evandro superaram Perusic e Schweiner, da República Tcheca, por 2 a 0 (21/18 e 21/16).

