A TV Cultura, depois de passar nove jogos, vai transmitir um último confronto da primeira fase da Copa Paulista de futebol. Portuguesa e São Caetano duelam neste sábado, 17 de agosto, às 15h com narração de Gil Arruda e comentários por conta de Paulo Jamelli, e nas reportagens, estará Guto Ablas. Além da TV, o jogo que vai acontecer no Canindé, pode ser assistido através do Cultura Play, site, YouTube e Facebook oficiais da emissora estatal.
Emissora vai transmitir fases finais da Copa Paulista
No anuncio feito, no último mês de junho, a Cultura garantiu que passaria a fase de quartas, semi e a grande decisão do torneio, organizado pela Federação Paulista de Futebol. O campeonato disponibiliza uma vaga na Copa do Brasil ou ao Brasileirão da Série D ao vencedor e vice da Copa Paulista.
Situação dos times
Na última rodada, o líder São Caetano recebeu o Oeste e venceu por 2 a 0. O Azulão tem a melhor campanha do Grupo 5 e do campeonato na classificação geral. Com 20 pontos, em nove jogos, é o time que mais venceu na competição, com seis vitórias. Foram dois empates e uma derrota. O São Caetano também tem o melhor ataque com 17 gols marcados e sete sofridos. Com isso, a equipe lidera com dez gols de saldo.
A Portuguesa garantiu a vice-liderança vencendo o já eliminado União Suzano por 3 a 0. No momento, a Lusa soma 16 pontos em nove jogos, apenas quatro pontos atrás do líder Azulão. São quatro vitórias, quatro empates e uma derrota. A Portuguesa anotou 13 gols e sofreu cinco, saldo positivo de oito gols.
No primeiro turno, em jogo válido pela quinta rodada da Copa Paulista, a Portuguesa visitou o São Caetano e venceu por 1 a 0. As equipes já se enfrentaram 33 vezes. O saldo é favorável ao time da capital e vice-campeão do Brasileirão Série A de 1996: 14 vitórias, 12 empates e 7 derrotas. O time do Canindé também leva vantagem em gols marcados: 43 a favor contra 35 do Azulão, vice da Copa Libertadores de 2001.
Portuguesa jogará de luto
Fato é que a Lusa jogará de luto. O clube perdeu Ivair, ex-meio campo aos 79 anos, na última quarta-feira (14). O ídolo enfrentava um câncer e não resistiu. Ivair chegou a Portuguesa aos 12 anos e defendeu o time profissional de 1957 a 1969 marcando 103 gols em 307 partidas.