Home Futebol Retrô supera obstáculos para conquistar acesso inédito ao Brasileirão Série C

Retrô supera obstáculos para conquistar acesso inédito ao Brasileirão Série C

Fénix de Camaragibe conquista vaga após três disputas de pênaltis.

Jose Luiz
25 anos, redator esportivo com experiência de três anos em outros portais. Pernambuco, Brazil. Paysandu Sport Club 💙

futebol pernambucano.

PUBLICIDADE

Decisões nos pênaltis sempre foram o ponto fraco do Retrô, mas a atual campanha na Série D, quando a equipe azulina passou por três fases de classificando nas penalidades, ajudou a acabar com esse tabu. O Torcedores.com acompanhou a saga da nova potência do futebol pernambucano e como ela conseguiu o acesso à Série C.

Criação do Retrô

O Retrô foi criado em 2016 para ser um “clube social” com a finalidade em tirar crianças e jovens de situação de vulnerabilidade nas ruas, além de auxiliar pessoas de baixa renda. Nas palavras do fundador do clube, o empresário Laércio Guerra, a intenção não era de criar um clube profissional.

PUBLICIDADE

“O Retrô Futebol Clube Brasil nasceu de um sonho em investir num projeto social que alcançasse crianças de baixa renda atreladas ao esporte, mais precisamente o futebol, que é minha paixão desde a infância.”, relatou Laércio Guerra, em publicação no site oficial do Retrô.

Atuação no profissional

Com apenas duas divisões em 2019, o Campeonato Pernambucano possuía apenas duas divisões e o Retrô começou na Série A2 com uma atuação constante. O time chegou ao quadrangular do acesso ao lado de Decisão, Vera Cruz e Porto.

Em toda a campanha, sofreu apenas uma derrota e com a segunda posição na fase final, conquistou o inédito acesso à elite do futebol pernambucano. No entanto, perdeu nos pênaltis o título para o Decisão naquela que seria a primeira decisão por penalidades da Fênix.

Retrô se consolida em Pernambuco

Desde o acesso, em 2020, em apenas uma vez o Retrô disputou o Campeonato Pernambucano com risco de rebaixamento, mas não chegou nem próximo desse perigo. Nas edições seguintes, chegou a duas finais, sendo vice em ambas para o Sport, em 2023, e Náutico, em 2022, também nos pênaltis. Confira todas as eliminações da Fênix em diversas competições:

PUBLICIDADE
  • Retrô 2 x 2 Decisão (2 x 3 nos pênaltis) – Pernambucano Série A2 2019;
  • Retrô 1 x 1 Corinthians (3 x 5 nos pênaltis) – Copa do Brasil 2021;
  • Retrô 0 x 1 Náutico (1 x 1 no agregado, 4 x 2 nos pênaltis) – Final do Pernambucano 2022;
  • Botafogo-PB 0 x 0 Retrô (3 x 1 nos pênaltis) – Copa do Nordeste 2023;
  • Retrô 2 x 2 Maranhão (5 x 6 nos pênaltis) – Brasileirão Série D 2023

Retrô conquista acesso

Após todas as disputas perdidas, o Retrô foi recompensado na campanha do Brasileirão Série D em 2024. Após passar em segundo no Grupo A4, com os mesmos 26 pontos do líder, e também classificado para a Série C, Itabaiana, avançou para a fase seguinte.

No mata-mata, o Retrô eliminou América-RN e Manauara, em ambas as ocasiões, nos pênaltis. Até que, nas quartas de final, fase inédita para a Fênix, a equipe de Camaragibe venceu na ida, na Arena Pernambuco e perdeu em Taguatinga, ambas por 1 x 0, diante do Brasiliense.

No entanto, com duas defesas do goleiro Darley, o Retrô conquistou o acesso, com 3 x 2 nos pênaltis. Dessa forma, o time de Camaragibe terá a chance de disputar o Brasileirão Série C pela primeira vez, na curta história do clube.

Curiosidades sobre o Retrô

Até o começo da Série D 2024, o Retrô havia vencido apenas uma decisão nos pênaltis. Na ocasião, a Fênix eliminou o Confiança, em Aracaju, da Pré-Copa do Nordeste 2024, após 1 x 1 no tempo normal e 4 x 2 nos pênaltis.

PUBLICIDADE

Além de todo esse roteiro, o Retrô possui, também, um dos melhores CT’s do Nordeste, com estrutura de Série A. Mesmo com todo avanço no profissional, a Fênix usa o Centro como local de competições de base internas, como a Aldeia Cup e Copa Atlântico.

Por fim, a equipe de Camaragibe possui, também, o selo de Clube Formador da CBF. Além disso, é uma das primeiras SAFs do Nordeste.

Better Collective