A Fifa trouxe uma prévia envolvendo a final da Libertadores. No dia 30 de novembro, Botafogo e Atlético-MG duelam na Argentina pelo troféu mais cobiçado do continente. Levando em conta que o torneio pode contar com um campeão inédito, a trajetória do Glorioso, que detém uma série de craques em sua história, ganhou ênfase.
Apesar do número de jogadores extraordinários que atuaram no Botafogo, o clube jamais conquistou uma Libertadores. Porém, como a escrita pode ser rompida em 2024, a Fifa deu ênfase à possível consolidação do clube alvinegro entre as potências do futebol brasileiro.
“O Botafogo de Luiz Henrique se prepara para a final da competição pela primeira vez na ilustre história do clube. Para um clube que foi representado por nomes como Garrincha, Jairzinho, Didi, Gerson e Nilton Santos, isso é muito importante. Levantar o troféu pode ser o maior momento da história do Glorioso.”, externou o texto da Fifa.
Fifa enaltece duas SAFs de sucesso do Brasileirão
Pelo lado do Atlético-MG, Hulk ganhou foi atrelado ao maior símbolo do Galo. Como ambos os finalistas da Libertadores possuem o modelo SAF, o sistema de clube-empresa, da mesma forma que os técnicos presentes na decisão, também foram lembrados pela Fifa.
“Esta final totalmente brasileira destaca o domínio atual do futebol brasileiro em nível continental. Veteranos que retornam como Hulk e Alex Telles, jovens jogadores promissores da seleção como Paulinho e Luiz Henrique, uma nova geração de treinadores estrangeiros na forma de Gabriel Milito e Artur Jorge, e um modelo de negócios SAF – que permite que os clubes de futebol brasileiros sejam administrados como empresas públicas limitadas – são todos fatores contribuintes. As jornadas do Atlético-MG e do Botafogo até este ponto foram interligadas.”, finalizou a publicação.”