Home Futebol Fifa sinaliza consolidação de potência do futebol brasileiro: “Muito importante”

Fifa sinaliza consolidação de potência do futebol brasileiro: “Muito importante”

Entidade também fez questão de valorizar histórico de craques antes de possível conquista histórica

Bruno Romão
Bruno Romão atua, como redator do Torcedores.com, na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.
Taça de campeão do Brasileirão Série A. Foto: Divulgação/CBF

Taça de campeão do Brasileirão Série A. Foto: Divulgação/CBF

A Fifa trouxe uma prévia envolvendo a final da Libertadores. No dia 30 de novembro, Botafogo e Atlético-MG duelam na Argentina pelo troféu mais cobiçado do continente. Levando em conta que o torneio pode contar com um campeão inédito, a trajetória do Glorioso, que detém uma série de craques em sua história, ganhou ênfase.

Apesar do número de jogadores extraordinários que atuaram no Botafogo, o clube jamais conquistou uma Libertadores. Porém, como a escrita pode ser rompida em 2024, a Fifa deu ênfase à possível consolidação do clube alvinegro entre as potências do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“O Botafogo de Luiz Henrique se prepara para a final da competição pela primeira vez na ilustre história do clube. Para um clube que foi representado por nomes como Garrincha, Jairzinho, Didi, Gerson e Nilton Santos, isso é muito importante. Levantar o troféu pode ser o maior momento da história do Glorioso.”, externou o texto da Fifa.

Fifa enaltece duas SAFs de sucesso do Brasileirão

Pelo lado do Atlético-MG, Hulk ganhou foi atrelado ao maior símbolo do Galo. Como ambos os finalistas da Libertadores possuem o modelo SAF, o sistema de clube-empresa, da mesma forma que os técnicos presentes na decisão, também foram lembrados pela Fifa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Esta final totalmente brasileira destaca o domínio atual do futebol brasileiro em nível continental. Veteranos que retornam como Hulk e Alex Telles, jovens jogadores promissores da seleção como Paulinho e Luiz Henrique, uma nova geração de treinadores estrangeiros na forma de Gabriel Milito e Artur Jorge, e um modelo de negócios SAF – que permite que os clubes de futebol brasileiros sejam administrados como empresas públicas limitadas – são todos fatores contribuintes. As jornadas do Atlético-MG e do Botafogo até este ponto foram interligadas.”, finalizou a publicação.”

Better Collective