
Jogadores de Corinthians e Palmeiras em clássico do Brasileirão (Rodrigo Coca / Agência Corinthians)
Nesta sexta-feira (14), a FPF (Federação Paulista de Futebol) confirmou os árbitros que vão atuar nas finais do Campeonato Paulista, nos confrontos entre Corinthians e Palmeiras. A partida do dia 16, no Allianz Parque, terá Raphael Claus como árbitro enquanto Matheus Delgado Candançan irá apitar o jogo na Neo Química Arena no dia 27 de março.
Retrospecto de Corinthians x Palmeiras
Ao longo da história os dois times já disputaram 337 jogos, com 113 vitórias do Corinthians, 102 empates e 122 triunfos do Palmeiras.
Entre as principais competições onde o clássico foi disputado o Timão leva vantagem no Paulistão (80 V / 67 E / 71 D). Por outro lado, o Verdão tem um desempenho superior nos confrontos do Brasileirão (23 V / 21 E / 19 D).
A equipe alviverde também leva vantagem em relação ao número de gols marcados ao longo da história (484 contra 426).
Outro ponto interessante é que o clássico é marcado por gols. Dificilmente uma partida termina sem gols. Desde 2000 apenas quatro partidas terminaram sem movimentação do placar
Polêmicas recentes envolvendo Raphael Claus no clássico
A confirmação do árbitro para o jogo do próximo domingo (16), no Allianz Parque gerou reclamações de torcedores do Corinthians.
Isso porque o juiz esteve envolvido em expulsões de jogadores alvinegros. Em 2015, Claus expulsou o goleiro Cássio por cera. Já neste ano uma nova expulsão, dessa vez de Yuri Alberto, por simulação de falta no meio de campo.
Porém em ambas as situações o Timão saiu de campo sem ser derrotado no dérbi, mesmo com as expulsões. Em 2015 o time venceu o clássico pelo placar de 1 a 0, com gol de Danilo. Já no confronto do Paulistão neste ano, o confronto terminou com empate de 1 a 1, com gol de Maurício pelo Verdão, com Yuri empatando o dérbi.