Home Futebol 2 motivos que levaram à criação da Copa do Mundo de Clubes da Fifa

2 motivos que levaram à criação da Copa do Mundo de Clubes da Fifa

Competição que será disputada nos Estados Unidos começará na semana que vem, em 14 de junho

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
2 motivos que levaram à criação da Copa do Mundo de Clubes da Fifa

Logo da Copa do Mundo de Clubes da Fifa (Divulgação/Fifa)

Restam apenas oito dias para o início da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O pontapé inicial da primeira edição do novo formato do antigo Mundial de Clubes será dado no sábado da próxima semana, em 14 de junho, com o jogo de abertura entre Ah Ahly e Inter Miami iniciando às 21h (horário de Brasília). Ambos integram o Grupo A, que também conta com Palmeiras e Porto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como surgiu a ideia da formação do chamado Super Mundial? A principal entidade do futebol sempre teve a ideia de promover um grande torneio entre clubes, nos moldes da Copa do Mundo, com o intuito de dar mais oportunidades para todos os continentes. Entretanto, a Fifa sempre esbarrava na falta de datas, além da má vontade dos clubes da Europa.

Mundial de Clubes da Fifa substituiu a Copa Intercontinental

Se antes a disputa do título mundial de clubes se resumia ao simples confronto direto entre os campeões europeus e sul-americanos patrocinado pela Toyota, a Fifa resolveu ampliar seus horizontes. Assim, promoveu no começo de 2000 a sua primeira tentativa de ‘Super Mundial’, através do Mundial de Clubes no Brasil, com a competição vencida pelo Corinthians contando com representantes da Concacaf, mais África, Ásia e Oceania.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Uma segunda edição do torneio estava prevista para 2001 na Espanha, com a participação do Palmeiras. Entretanto, a Fifa cancelou a competição por vários fatores, entre eles a falência da empresa de marketing ISL, responsável pela comercialização dos direitos de transmissão.

A Toyota seguiu promovendo a Copa Intercontinental em jogos únicos reunindo os vencedores da Libertadores e da Uefa Champions League entre 2000 e 2004. Até que a Fifa conseguiu chegar a um acordo para reunir todos os campeões continentais a partir de 2005, no Mundial de Clubes vencido pelo São Paulo.

Copa do Mundo de Clubes da Fifa preenche lacuna da Copa das Confederações

A Copa das Confederações teve sua última edição realizada em 2017 na Rússia, com o título da Alemanha. A partir dali, a Fifa revelou a intenção de substituir a competição por outra nos moldes da Copa do Mundo, mas com vários clubes e também realizada a cada quatro anos. Em março de 2019, a entidade anunciou a criação do torneio.

PUBLICIDADE

Inicialmente programado para 2021 e contando originalmente com 24 clubes, o Super Mundial teve uma intenção de boicote dos europeus que não foi levada adiante. A competição seria adiada para 2025 por conta da pandemia de coronavírus. O anúncio ocorreu em dezembro de 2022, durante a Copa do Mundo do Catar. Na oportunidade, a ampliação de 24 para 32 times também foi confirmada.

PUBLICIDADE

Com a criação da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o antigo Mundial de Clubes foi rebatizado de Copa Intercontinental, com o título do Real Madrid no ano passado e a participação do Botafogo, que caiu na primeira fase diante do Pachuca.

Better Collective