Abel Ferreira em ação pelo Palmeiras contra o Porto. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Neste domingo (15), o Palmeiras estreou no Mundial de Clubes com empate em 0 a 0 contra o Porto, em Nova Iorque. O Verdão teve uma atuação consistente, e dominou o jogo diante dos portugueses. Assim, o técnico Abel Ferreira declarou seu orgulho pelo time, e atribuiu a frustração do resultado ao goleiro adversário.
O Grupo A, do Palmeiras, está completamente equilibrado, já que a primeira rodada teve dois empates em 0 a 0. Assim, todo mundo tem um ponto e nenhum gol, porque Al Ahly e Inter Miami também passaram em branco.
Abel Ferreira elogia atuação do Palmeiras
O técnico Abel Ferreira saiu do MetLife Stadium orgulhoso do que o Palmeiras mostrou em campo contra o Porto, segundo o próprio treinador. Em entrevista coletiva após o jogo, o português elogiou o time: “mostramos que o Palmeiras está pronto para disputar com qualquer time da Europa”. Em resumo, ele citou os pontos fortes da equipe em sua opinião: “pressionamos a saída deles, conseguimos criar chance de gol”.
Apesar de aprovar a atuação do Palmeiras, Abel Ferreira se disse frustrado com o resultado. “Fomos superiores e futebol é assim, ganha quem faz gol”, afirmou o português. “Estevão chutou para fora, outra de transição com o ele mesmo, outra que o goleiro tirou quase na linha”, pontuou. Na última chance a que ele se refere, o Verdão chegou a finalizar três vezes no mesmo lance, errando todos os chutes.
Goleiro do Porto se destaca
O Palmeiras criou muito mais chances do que o Porto, tendo 17 finalizações nos 90 minutos, contra 11 do time português. Assim, o goleiro Cláudio Ramos, que nem é o titular dos Dragões, teve que trabalhar. Abel Ferreira atribuiu a ele o principal fator que impediu a vitória do Verdão. “O Porto teve um goleiro à altura, que defendeu tudo e nós não conseguimos fazer o gol”, decretou.
Abel Ferreira também chamou atenção para a qualidade do Porto em se defender, e dos seus goleiros. “Se o goleiro suplente, que jogou 30 jogos em 5 anos, fez esse tanto de defesas, imagine o que poderia fazer o titular”, refletiu Abel. Ele se refere a Diogo Costa, arqueiro titular também da Seleção Portuguesa, que defendeu pênalti de Álvaro Morata na final da Nations League.
Agora, o Palmeiras de Abel Ferreira volta aos treinos e vai se preparar para enfrentar o Al Ahly na segunda rodada. O jogo acontece na quinta-feira (19), às 13h, também no MetLife Stadium. É uma partida de grande importância, que pode definir os rumos do Verdão neste Mundial de Clubes.

